"Projeto do Facebook quer disponibilizar a internet para áreas remotas e de baixa renda"
0
O Facebook lançou oficialmente nesta segunda-feira (4) o Internet.org, plano que promete levar internet a áreas remotas em países emergentes na Ásia, África e América Latina através de parcerias com sites e operadoras.
O governo federal já havia anunciado a parceria com Mark Zuckerberg na VII Cúpula das Américas, evento realizado no Panamá no dia 10 de Abril. O Facebook já possui um projeto similar no bairro Heliópolis, em São Paulo, e a intenção agora, segundo a presidente Dilma Rousseff, é estendê-lo a áreas isoladas e com população de baixa renda, como a Amazônia e alguns estados do Norte e do Centro-Oeste.
A ideia é que os desenvolvedores façam sites simples e que não demandem tanto do ponto de vista do consumo de dados; estes sites serão incluídos no plano Internet.org, sem cobranças, e poderão ser acessados também gratuitamente.
O site oficial possui uma página com as diretrizes e uma área para inscrição, com um formulário que deve ser preenchido por empresas que queiram participar do projeto.
O projeto sofre críticas desde seu anúncio, e no Brasil várias entidades já se pronunciaram contra a parceria do governo federal com o Facebook. A alegação é que o projeto incluiria poucos sites e que estes seriam escolhidos pelo Facebook, ferindo a neutralidade na rede (este acesso seria limitado e “filtrado” pela empresa, que só daria acesso gratuito aos parceiros do Internet.org). Segundo Zuckerberg, é inviável disponibilizar toda a internet gratuitamente.
No results available
ResetSem resultados
Reset