"Software gratuito está disponível na página do Ministério da Educação."
0
Com ajuda da tecnologia, cegos redescobrem o prazer da leitura. Um conjunto de programas, batizado de MecDaisy, permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. O software está disponível, sem custo, no portal do Ministério da Educação (MEC).
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o MecDaisy foi lançado em 24 de junho e ainda passará por adaptações. Baseado no padrão internacional Daisy – Digital Accessible Information System, que significa Sistema de Informação de Acesso Digital –, traz sintetizador de voz (narração) e instruções em português.
A tecnologia permite que o usuário leia qualquer texto, a partir de narração ou adaptação em caracteres ampliados, além de oferecer opção de impressão em braile. O programa ainda descreve figuras, gráficos e imagens. Já apelidado de livro eletrônico, permite navegar pelo índice, pelo texto, pelas páginas, como se estivesse folheando uma obra de papel. Com o acesso ao MecDaisy, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em computação pode produzir livros digitais falados e ler as obras com mais autonomia.
Por enquanto, o software oferece menos de cem livros traduzidos para a linguagem oral. Até o final do ano, pelo menos outras cem estarão traduzidas. Para a criação do software, o MEC investiu R$ 680 mil.
Cega desde os 24 anos, Magali Costa Valle, 61 anos, de Pelotas, experimentou o software nesta semana. E aprovou:
– Quero fazer mestrado. Com o programa, terei acesso a mais textos – comemora.
Como acessar
O MecDaisy é um software livre que pode ser baixado de graça do portal do Ministério da Educação.
No results available
ResetSem resultados
Reset