1 minuto de leitura
"Cientistas podem ter descoberto como recarregar gadgets domésticos através de sinais de um roteador wireless convencional."
A nova revolução de carregamento de aparelhos domésticos pode vir de um lugar de onde pouco se esperava para esse fim. Engenheiros da Universidade de Washington estariam à beira de desvendar um método que pode usar roteadores Wi-Fi para alimentar gadgets modernos.
Apenas emitindo ondas na frequência correta, aparelhos de baixo consumo, como termostatos, câmeras preto e branco e até mesmo rastreadores de posicionamento via GPS poderiam ser reabastecidos sem a necessidade de conectores e fios, permitindo um livre transito nos ambientes da casa e uma instalação mais fácil e limpa.
Sem ocasionar perda de sinal através da transmissão de sinais de um roteador comum, a chamada Internet das Coisas poderia receber um reforço e tanto, permitindo a afixação e transito de aparelhos inteligentes através de uma mesma rede wireless. Isso facilitaria o “dialogo” entre esses aparelhos, criando redes ainda mais consistentes e viáveis.
Nos experimentos realizados em 6 casas, uma câmera VGA pôde acumular energia o suficiente para capturar uma imagem a cada meia hora, aproximadamente, e um localizador convencional teve 47% de sua bateria recarregada em 2,5 horas, tudo isso captando “pacotes” de sinais amplificados de roteador wireless, emitidos através de canais sem uso.
No futuro, o Professor Assistente de Computação e Engenharia da Universidade de Washington, Shyam Gollakota, acredita que uma PoWi-Fi (Power Wi-Fi) poderia ser amplificada para abastecer aparelhos mais simples mais que, linkados entre si, representem uma conectividade melhor dentro de uma mesma rede, gerando um sistema incrivelmente confiável e de alta performance, tudo isso sem reduzir o tempo de carregamento de páginas da Web.
No results available
ResetSem resultados
Reset