Popularização do Ipad pode piorar os serviços de Internet 3G

"O uso de tablets pode congestionar as redes 3G."

4ae73c9
Por Maryara Nayara Dos
11 jun, 2013

0

Aggregate score based on 0 reviews

Internet 3G é prática, é móvel e também relativamente barata, mas se tem uma coisa que Internet 3G não pode ser acusada é de ser estável ou veloz. Qualquer leitor desse blog que tem a desventura de depender de uma Internet 3G sabe o quão frustrante pode ser lidar com as constantes quedas e trabalhar com metade (num bom dia) da velocidade de conexão acordada em contrato.

Você faz o que quiser com o seu dinheiro, mas se estiver pensando em comprar um modem 3G, pense de novo. Com a popularização dos tablets, A.K.A Ipad, as previsões da  FCC (Federal Communications Commission), órgão americano responsável pela regulamentação das telecomunicações em solo americano, são de que o uso de Internet 3G vai aumentar no país e que será necessário investir em infra-estrutura para conseguir manter a qualidade das conexões.

Como o Ipad permitiria maiores possibilidades de integração com a web e o download de conteúdo na nuvem que o iPhone e Smartphones, é previsível que a popularização dos tablets exija ainda mais da Internet 3G, portanto a FCC já avisa suas operadoras de 3G americanas que elas precisam investir em tecnologia para impedir que esse tipo de conexão entre em colapso por lá.

Eu fico imaginando o que a Anatel entende por colapso e porque não pressiona nossas operadoras de 3G a gastar seu rico dinheirinho para melhorar os serviços oferecidos para o usuário. Como a legislação exige que a operadora funcione com apenas 10% da velocidade de conexão contratual elas não se esforçam muito para passar disso de maneira geral. A única “boa notícia” para os brasileiros é que , com os preços salgados, dificilmente a gente vai encontrar um iPad em cada esquina brasileira. Então é isso, sem Ipad e sem boa conexão 3G? Não, pensando bem, não tem boa notícia aí.

Comentários