Placa da HIS tem bom desempenho para jogos mais exigentes.

"Modelo HD 4870 utiliza memória DDR5, com maior largura de banda, e driver Catalyst para controle de overclock."

4ae73c9
Por Antonio Manoel
02 abr, 2009

0

Aggregate score based on 0 reviews

A HD 4870, da HIS, é uma placa de alta performance direcionada para quem quer jogar com todas as opções gráficas que o jogo oferece. Ela utiliza a GPU (unidade de processamento gráfico) RV 770, que a 750 MHz e a memória trabalha a 900 MHz. A quantidade de memória é de 1 GB, padrão DDR5.

A HD 4870 se diferencia de algumas por utilzar esse tipo de memória, que oferece maior largura de banda, ou seja, transmite mais dados no mesmo ciclo de clock. Ela aceita Crossfire, técnica para conectar duas placas para aumentar desempenho. Quanto as saídas, são duas DVIs e elas acompanham conectores para fazer a conversão para HDMI e VGA. Para instalar essa placa em um PC é necessário que fonte de alimentação tenha no mínimo 500 watts.

A configuração do PC para executar com as duas placas foi a seguinte: processador AMD Phenom 8750, de 2,4 GHz, memória de 2GB DDR2, funcionando a 800 MHz e motherboard Gigabyte MA78GM. A resolução utilizada no monitor foi de 1680 por 1050 pontos. O sistema operacional foi o Windows Vista Ultimate e o driver da placa foi o Catalyst versão 9.3.

                                                

Rodamos alguns softwares de benchmarking para obtermos referência. Com o 3DMark06, a placa atingiu 11.463 pontos. No 3DMark Vantage, a pontuação foi de 7.702 e com o CrystalMark a placa chegou a 136.217 pontos. São números dentro dos padrões para o tipo de GPU utilizada, não mostrando nada excepcional.

Rodamos alguns jogos para verificar o desempenho na prática. Importante dizer que as configurações dos jogos estavam em seu modo gráfico máximo. O jogo Crysis é um dos mais exigentes do mercado e atingiu 23 fps (frames por segundo). O dinamismo do jogo se manteve bom, só com algumas paradas em cenas com muitos personagens. Para verificar se haveria mudanças em outro tipo de jogo, que tem uma programação gráfica diferente, rodamos World in conflict e a HD 4870 atingiu 27 fps.

Rodamos FarCry 2, que tem uma interface mais leve. A média foi de 36 fps. Ainda rodamos mais um jogo, o Call of Duty 5 e o resultado foi 52 fps. A placa da HIS também serviu bem para assistir a filmes em alta resolução (1080 linhas), testado com um vídeo em formato blu-ray.

A performance da HD 4870 da HIS foi ideal para rodar jogos pesados. Houve ótima fluidez das cenas, sem irritantes movimentos espasmódicos dos personagens. A exceção ficou por conta do famoso Crysis, que é um desafio para qualquer placa de vídeo.

Mas baixando a configuração apenas da resolução, já foi possível rodar o jogo sem problemas. O Catalyst tem um recurso para fazer oveclock, algo interessante desde a versão 8.2, mas nesta versão 9.3 está melhorado, como, por exemplo, a função automática. Ela está bem mais rápida para fazer o cálculo das frequências da GPU e da memória.

Mas as frequências não podem ser muito elevadas, não passando de 7% do valor original. O que não foi suficiente para aumentar o desempenho dos jogos.

Categorias

Comentários