"Pesquisadores da Universidade de Tecnologia Swinburne, em Melbourne, na Austrália, apresentaram nesta quarta-feira uma tecnologia de armazenamento de dados em cinco dimensões que aumentaria a capacidade dos DVDs atuais em quase 10 mil vezes."
0
Um disco desse tipo tem 1,6 TB (ou 1.600 GB) de espaço, suficiente para guardar aproximadamente 400 mil músicas em formato MP3 com 4 MB cada uma, mas com potencial de chegar a incríveis 10 TB.
“Demonstramos como as nanopartículas podem ser incorporadas a uma mídia para aumentar o espaço sem mexer no tamanho físico do disco”, explicou Min Gu, líder da equipe de pesquisas, em um comunicado.
Com uso da nanotecnologia, foi possível acrescentar duas novas dimensões aos discos atuais, que têm apenas três. Uma é baseada no espectro de cores, e a outra, na polarização. “Essas dimensões são a chave para criar discos de capacidade altíssima”, acrescentou Gu.
Como o projeto ainda está em desenvolvimento, a produção comercial desses discos não deve acontecer antes de um período de pelo menos dez anos, mas um acordo com a coreana Samsung já foi assinado.
O detalhamento da pesquisa foi publicado na revista científica Nature.
No results available
ResetSem resultados
Reset