"Apple e Samsung lideram projeto para "matar" o SIMCard da forma como é utilizado hoje em dia"
0
Duas das maiores fabricantes de smartphones do mundo, a Apple e a Samsung, estão trabalhando em um “projeto” que pode afetar o modo como a telefonia é utilizada hoje em dia. Em contato com a indústria de telecomunicações, a proposta das empresas pode “acabar” com o SIMCard, o “chip” de celular, e a forma como o mesmo é utilizado hoje em dia.
As empresas entraram em contato com a GSMA, associação que possui o controle do sistema GSM, atualmente utilizado por maior parte das empresas de telecomunicação do mundo. O objetivo é que o SIMcard atual seja substituído por uma espécie de “E-SIM” que traria, entre suas principais vantagens, a possibilidade de mudar de operadora sem a necessidade de um novo “chip”.
De forma simples, o novo cartão SIM seria parte presente dos novos dispositivos – o “E” é a sigla para “embedded” que pode ser traduzido como “incorporado”. A própria Apple, por exemplo, já tentou algo parecido ao lançar o iPad Air 2 nos EUA. Os usuários que compraram o tablet tinham a opção de usar o “Apple SIM”. A ideia, apesar de boa, não teve adesão do público, nem das companhias telefônicas.
Já o “E-SIM”, conta com a adesão de grandes operadoras, como AT&T, Orange e Telefónica, entre outras, o que pode indicar uma substituição do padrão atual. Lógico que a mudança será gradual e levará um tempo para que todos os smartphones e dispositivos móveis do mundo utilizem a nova tecnologia.
Sem resultados
Reset