"The Lost Symbol, o novo livro de Dan Brown, já foi baixado mais de 100 mil vezes em sites de BitTorrents, na sua semana de estréia."
0
Lançada na última terça-feira, nos Estados Unidos e no Reino Unido, a obra teve aproximadamente 40 mil downloads de sua versão em PDF, segundo com o blog Torrent Freak.
As cópias sonoras foram ainda mais procuradas: cerca de 60 mil downloads dos chamados “audiobooks” apareceram no registro.
Para se ter uma ideia da dimensão do índice, o e-book mais baixado de 2009, o Kama Sutra, atingiu a marca de 250 mil downloads em oito meses.
Pessoas ligadas à Transworld, que publica o livro no Reino Unido, disseram ao blog que estão pedindo para os sites eliminarem os links para as cópias ilegais. O posicionamento da editora é que “não se manterá complacente” em relação ao acontecimento.
Dan Brown ainda não se manifestou sobre o assunto.
Embora a pressão de grandes editoras contra o compartilhamento online se intensifique, nos últimos anos, alguns escritores vêm se posicionando de maneira favorável a disseminação das cópias gratuitas de seus livros por sites de torrents.
O brasileiro Paulo Coelho costuma dizer abertamente que sites de BitTorrent fizeram com que ele vendesse dezenas de milhares de exemplares extras.
Em abril, às vésperas do julgamento do The Pirate Bay, o escritor se ofereceu a viajar à Suécia para defendê-los no tribunal.
Na ocasião, Coelho declarou que “compartilhamento faz parte da condição humana”.
No results available
ResetSem resultados
Reset