"Nova atualização do sistema operacional traz funcionalidades de interoperabilidade com o Windows."
0
A Novell anunciou nesta terça-feira (23/03) o lançamento do SUSE Linux Enterprise 11, com funcionalidades que refletem o acordo de cooperação estabelecido pela companhia com a Microsoft. Em 2006, as duas empresas concordaram em trabalhar em conjunto para ampliar a compatibilidade entre seus produtos e não mover ações de quebra de patente uma contra a outra (e seus usuários), acordo que foi fortemente condenado pelos defensores do software aberto.
De acordo com a Novell, o acordo está rendendo frutos significativos. O fornecedor disse que o SUSE 11 vai trabalhar próximo do Windows em áreas como gerenciamento de sistemas, virtualização e formatação de documentos. Uma nova funcionalidade, chamada Mono Extension, dá suporte ao Mono, permitindo que empresas rodem aplicativos baseados em .Net em sistemas Linux sem a necessidade de recompilar os programas. A extensão também é válida para usuários de mainframes IBM System z que rodem aplicativos .Net.
O SUSE Linux Enterprise 11 roda em um grande número de hardwares e também é otimizado para uma série de hypervisors, como VMware ESX, Microsoft Hyper-V e Xen. Para Stephen O’Grady, analista da Redmonk, apesar da inclusão de novas funcionalidades, não há muitas surpresas na nova versão. “É o que você pode esperar de uma plataforma corporativa neste momento, seja Linux ou Windows. Se você tem ambientes com múltiplos sistemas operacionais, você tem que ser capaz de ser multitarefa”, diz.
No results available
ResetSem resultados
Reset