"Facilidade elimina necessidade de software local para leitura de arquivos PDF."
0
A Google apresentou uma nova funcionalidade em seu motor de busca. Agora é possível ler arquivos PDF resultantes de pesquisas a partir de um link de visualização rápida (Quick View), diretamente na página. Boa parte dos arquivos do índice já foi convertida.
Segundo o site Mashable, a inovação do Google, que já estava disponível em aplicativos como Gmail e Google Docs, permite que resultados de pesquisas que retornem arquivos PDF também possam ser lidos online, eliminando a necessidade de instalação de aplicativos com esta finalidade. A solução é uma mistura de softwares criados por empresas como Scribd e Docstoc e incorporadas a um programa de leitura embutido no próprio buscador.
De acordo com a definição oficial da Adobe, criadora do já tradicional e antigo formato, o PDF (Portable Document Format ou formato de documentos portáveis) foi desenvolvido para “garantir a transmissão de dados de modo que a formatação e apresentação das informações não sofram alterações, independente da plataforma utilizada no momento da leitura”.
Arquivos em PDF são largamente usados para a troca de documentos em que a edição do conteúdo não seja imperativo, mas a manutenção da formatação sim. Mas necessitam de um software especial (emborra gratuito) para leitura. Existem diversos deles, dentre eles o Adobe Reader, oficial da Adobe e conhecido por ser bem completo, mas oneroso ao sistema, e o Foxit Reader, uma solução mais leve.
Segundo o blog oficial da empresa, mais da metade dos arquivos registrados em seus índices já foram convertidos. Os que ainda não passaram por esse processo não receberão o link de visualização rápida e será mantida a opção “Ver em HTML” até a conversão. Não há previsão para término desta etapa.
Um teste prático pode ser feito através do link bit.ly/TestPDFView.
No results available
ResetSem resultados
Reset