2 minutos de leitura
"Guia do MAME para Iniciantes. Aprenda a reconhecer ROMs, configure os controles e jogue seus games favoritos do Arcade."
Índice
ToggleEmulador é coisa de saudosista – isto eu mesmo posso atestar. Não há mal algum em se admitir isso, pelo contrário, o uso de emuladores presta um serviço de utilidade pública aos gamers de plantão. Eles são responsáveis por manter viva a história dos games eletrônicos, e claro, despertar o saudosismo naqueles que viveram a era de ouro dos árcades.
Entre os emuladores destinados aos jogos da plataforma Arcade os mais populares são o MAME – com suas várias versões – e o Kawaks. Ambos são capazes de emular jogos da plataforma facilmente, transformando seu computador num verdadeiro fliperama. A diferença de ambos, para emuladores de consoles caseiros como SNes e PlayStation esta na sua complexidade.
Diferente dos emuladores citados, não basta jogar os games na pasta de Roms ou inserir o CD no leitor da máquina. É preciso antes de tudo configurar alguns parâmetros para certificar-se de que o emulador será capaz de rodar a Rom de modo satisfatório. Por ser o maior alvo de dúvidas, focaremos nossa atenção primeiramente no MAME.
Embora possua uma série de versões diferentes, muitas criadas pelos próprios jogadores à partir do software original, a oficial e recente é a MAME 0.146s, que você encontra no ZIGG clicando aqui.
Passo 1: Baixe o MAME 0.146s no ZIGG clicando neste link.
Passo 2: Siga os passos no assistente de instalação. Extraia todo o conteúdo do arquivo compactado no diretório de sua preferência.
Passo 3: Clique no executável do MAME para abrir a janela principal. Como de praxe, coloque os Roms na pasta de mesmo.
Passo 4: Diferente dos emuladores convencionais, no MAME você encontra na categoria “All Games” uma lista com todos os jogos compatíveis com o emulador. A lista funciona como forma de orientar o jogador ao procurar pelos jogos de sua preferência.
Mas não adianta apenas inserir as Roms, é preciso auditá-los. Clique em “File> Audit All Games” e aguarde enquanto o emulador analisa os arquivos de cada Rom. Recomenda-se que o usuário não descompacte os Roms, o que evita conflito entre os diferentes componentes.
Passo 5: Aguarde o carregamento das barras ROMs e Samples. Em seguida clique em “Close”.
Passo 6: Clique na categoria “Available”. Note que os Roms serão exibidos normalmente. Nem todos os Roms estarão disponíveis, isto ocorrem devido erros naturais nos arquivos, mas não se preocupe. Atualizações constantes garantem que estes erros sejam cada vez mais raros.
Passo 7: Dê um duplo clique sobre qualquer um dos jogos disponíveis e aguarde o carregamento.
Passo 8: Clique alternadamente no direcional direito e esquerdo para iniciar o jogo.
Na tela no jogo clique em TAB para abrir um menu de contexto com as seguintes opções: Input (general), Input (this Game), Dip Switches, Bookkeping Info, Game Information, Video Options, Reset Game e Return to Game. Dentre elas vamos falar sobre as duas primeiras.
Estas duas opções permitem configurar os controles do emulador e do próprio jogo. As alterações feitas em Input (general) serão tomadas como base e aplicadas à todos os games rodados no MAME. Já as aplicadas em Input (this Game), serão válidas apenas para o jogo que estiver rodando no momento. Para alterá-los basta selecionar, clicar sobre a nova tecla de comando e confirmar. Por padrão os seguintes comandos já veem pré-configurados:
– Up: Seta para cima;
– Down: Seta para baixo;
– Left: Seta para a esquerda;
– Right: Seta para a direita;
– Select: Enter;
– Cancel: Esc
– Clear: Delete
– Player 1 credit: 5
– Player 1 start: 1
– Button 1: Left Ctrl
– Button 2: Left Alt
– Button 3: Space
– Button 4: Left Shift
– Button 5: Z
– Button 6: X
No results available
ResetSem resultados
Reset