1 minuto de leitura

Malware "se disfarça" de Google Chrome para roubar dados

4ae73c9
21 de outubro de 2015

"Falso navegador, praticamente idêntico ao Chrome pode roubar dados de usuários"

Malware "se disfarça" de Google Chrome para roubar dados

Um novo malware apareceu no mercado e afeta usuários sem que eles percebam. Trata-se de um navegador chamado eFast Browser que é instalado através de outros softwares e que substitui todos os atalhos do Chrome por atalhos para esse navegador. O pior, é que o eFast possui visual similar ao do Chrome, facilitando a confusão de usuários mais desatentos.

O principal problema é que o “falso Chrome” é repleto de propagandas maliciosas, que levam o usuário para páginas de conteúdo suspeito, com grandes chances de infectar o computador com outros tipos de malwares. Especialistas da empresa PCRisk, focada em segurança, informaram que o navegador também colhe dados privados dos seus usuários.

Idealizado através do código open source Chromium – o mesmo utilizado no Chrome -, o eFast Browser é definido como navegador padrão assim que instalado, além de substituir o Google Chrome em suas associações padrão do sistema.

Além de ficar atento a instalações paralelas que podem ocorrer no PC, o ideal é ter um antivírus sempre atualizado e que possa detectar estas instalações maliciosas.

Comentários