"Ao participar de um desafio, hacker israelense conseguiu transformar eBook específico para Kindle em um formato aberto."
0
Um hacker israelense, conhecido como Labba, conseguiu destravar a licença de proteção de eBooks para Kindle. Incentivado por um desafio no fórum Hacking.org, Labba desenvolveu, com ajuda de alguns participantes do fórum, um programa para transformar os arquivos .azw em formato aberto.
Por meio de engenharia reversa, em oito dias o hacker conseguiu extrair o texto contido nos arquivos para Kindle – que vem com uma licença que impede cópias não autorizadas, conhecida como DRM – para arquivos PDF, que podem ser acessados a partir de qualquer leitor de eBooks, conforme informações do site Boy Genius Report.
Segundo o site The Register, as licenças DRM acabam sendo mais uma inconveniência para o consumidor do que uma prevenção contra cópias não autorizadas. Situação semelhante aconteceu também com a iTunes Store, que comercializava arquivos de música protegidos contra cópia. Depois que um hacker conhecido como DVD Jon conseguiu burlar o mecanismo de segurança dos arquivos, a Apple passou então a disponibilizar as faixas de música sem a proteção.
Matthew Humphries, do site Geek.com, acredita que as editoras deveriam aprender com o exemplo das gravadoras, que começaram a liberar os direitos do conteúdo para os consumidores.
Apesar de não ter se pronunciado sobre o assunto até o momento, a Amazon provavelmente irá atualizar a sua licença, cobrindo a falha encontrada pelo hacker israelense, acredita o site da BBC britânica.
No results available
ResetSem resultados
Reset