1 minuto de leitura

Google pode acessar dispositivos Android remotamente, mesmo protegidos por senha

4ae73c9
23 de novembro de 2015

"Dispositivos com versão anteriores ao Lollipop não possuem criptografia completa de disco, que permite o acesso remoto em caso de ordem da justiça"

Google pode acessar dispositivos Android remotamente, mesmo protegidos por senha

O site “The Next Web” divulgou uma notícia que tem como base um documento elaborado pelo escritório de advocacia do distrito de Nova Iorque. Este documento aponta que o Google pode acessar remotamente qualquer dispositivo Android, permitindo que investigadores acessem todo conteúdo do aparelho.

Este documento analisou o impacto da criptografia de disco em relação a lei de acesso a informações dos EUA. O acesso pode ser feito em qualquer versão do Android anterior à 5.0(Android Lollipop), desde que a justiça o determine.

Esses dispositivos não possuem criptografia completa de disco e, por isso, estão suscetíveis a esse tipo de investigação. Ainda assim, nos modelos mais novos, a criptografia vem desativada de fábrica, permitindo o acesso remoto até a ativação da criptografia.

Desta forma, 74,1% dos dispositivos Android, que utilizam uma versão mais antiga do sistema segundo o próprio Google, estão “vulneráveis” a qualquer investigação. No caso dos iPhones, a segurança dos usuários está mais garantida, já que desde o iOS 8 é impossível acessar os dispositivos remotamente, pois a criptografia completa já vem ativada de fábrica.

Confira alguns aplicativos de segurança para Android.

Comentários