Google Maps: Nova tecnologia marca locais de difícil acesso

"Tecnologia gera código único para cada localização, baseando-se nas coordenadas geográficas"

4ae73c9
Por Italo Carvalho
14 ago, 2015

0

Aggregate score based on 0 reviews

Google Maps: Nova tecnologia marca locais de difícil acesso

O Google Maps, um dos principais serviços de mapa e localização do mercado, recebeu uma nova funcionalidade, através de uma tecnologia de nome “Open Location Code”. Esta tecnologia facilita a localização de áreas de difícil acesso, onde não existem endereços específicos ou boas estradas de acesso.

Código é gerado para localização

A tecnologia funciona como uma espécie de coordenada geométrica, mas integrando valores de latitude e longitude para criar um código de identificação único, nomeado Plus code. Desta forma, ao invés de utilizar os longos números das coordenadas, um simples código único será utilizado para visualizar a localização pretendida.

google maps localização

Para facilitar a codificação e decodificação dos Plus Codes foi criado um site específico. Ao selecionar uma área no mapa, o código referente à mesma será exibido automaticamente. O código pode ser colado no próprio Google ou na aplicação do Google Maps.

Embora possa ser utilizado em qualquer local, o foco do recurso são regiões de localização precárias, como em zonas rurais, ou até mesmo pequenos empreendimentos localizados em grandes praças, por exemplo, que teriam a praça como endereço principal. Outra vantagem é a possibilidade de inclusão de ruas novas que ainda não aparecem em mapas oficiais.

Ajuda em resgate

Outra grande utilidade do novo recurso pode ser útil para equipes de resgate. Em desastres de grandes proporções, como tsunamis ou terremotos, a destruição de prédios e casas pode impossibilitar a identificação de certos locais. Com o Plus code, as equipes encontrariam o local sem dificuldades.

O código gerado não diferencia letras maiúsculas e minúsculas, facilitando seu compartilhamento, além de terem sido trabalhados para não gerar palavras comuns em mais de 30 idiomas. Outro ponto curioso é que o código utiliza o mesmo padrão no início para informações mais abrangentes de localização. Ou seja, se duas pessoas estão num mesmo local e precisam se encontrar, basta alterar o final do código, já que o resto é igual.

Essa novidade bota o Google Maps bem a frente da concorrencia em relação aos demais aplicativos de mapas.

Fonte e imagem: TheNextWeb

Comentários