"Doodle em formato de origami presta homenagem ao “pai” da dobradura de papel."
0
Se estivesse vivo, Akira Yoshizawa completaria hoje 101 anos. Nascido em Kaminokawa – local onde também faleceu – o artista começou a trabalhar com origami aos 20 anos. Na época, dividia seu tempo com o trabalho numa fábrica, emprego este que abandonaria algum tempo depois para se dedicar integralmente a dobradura.
Foi na década de 50 que seu nome passou a ser associado à arte da dobradura internacionalmente. Além de trabalhos para revistas especializadas e exposições, Yoshizawa escreveu um o Atarashi Origami Geijutsu, livro onde ensina diversas técnicas para aqueles que aprimoravam as já usadas para confecção de origamis.
O livro tornou-se um manual oficial, sendo usado até hoje como referencia por profissionais. O que mais chama atenção na trajetória do artista é que ele raramente vendia suas obras. Todo o dinheiro arrecadado vinha das palestras e cursos que era convidado a ministrar, além da venda do Atarashi e outros livros.
O doodle em homenagem a Yoshizawa foi criado por Robert J. Lang, que assina o post no blog do gigante de buscas. O físico e artista americano conta que sugeriu dois tipos de logotipia da letra ‘G’ em origami para o logo do Google, e que a equipe de Mountain View preferiu a versão plissada. As borboletas que decoram as letras são feitas a partir de modelos do início da carreira do artista japonês.
No results available
ResetSem resultados
Reset