Google, Apple e Microsoft são processadas por violação de patente

"Processo foi movido pela Cygnus Systems que alega que as empresas usam tecnologia criada por ela em seus mecanismos de busca."

4ae73c9
Por Jardel Aragao
26 dez, 2008

0

Aggregate score based on 0 reviews

A Cygnus Systems, uma pequena de software localizada no estado da Indiana, nos Estados Unidos, está processando a Microsoft, a Apple e o Google por violação de uma patente, que segundo a empresa, pertence a ela. A patente em questão é utilizada pelos browsers para permitir a pré-visualização de arquivos antes que o arquivo seja aberto.

No processo, iniciado na última quarta-feira (24/12), a Cygnus afirma que as empresa de software infringiram sua patente utilizando a tecnologia no Windows Vista, no Internet Explorer e no Google Chrome. No caso da Apple, a Cygnus afirma que o Mac OS X, o iPhone e o Safari também infringem sua patente. A empresa de Steve Jobs utiliza a tecnologia no Finder e na funcionalidade Cover Flow do Mac OS X.

Apesar de o processo mirar apenas as três maiores empresas de software, estas podem não ser as únicas na mira da Cygnus. “Estas eram o ponto de partida mais lógico para nós”, afirma Matt McAndrews, sócio do Niro, Scavone, Haller & Niro, escritório de advocacia  que representa a Cygnus. “Mas estamos trabalhando para identificar outros potenciais produtos que possam infringir esta patente”, completa o advogado.

McAndrews afirma que o proprietário e presidente da Cygnus, Gregory Swartz, desenvolveu a tecnologia e a patenteou enquanto trabalhava como consultor em projetos de tecnologia. A companhia busca por uma “compensação razoável” e também quer se prevenir de possíveis casos reincidentes, informou o advogado.

O processo está sendo feito tratado por uma corte federal no Arizona (EUA). O pedido de patente foi feito em 2001 e está registrado sob o número 7346850 e tem o título “System and method for iconic software environment management”. A patente foi concedida em março daquele ano.

Categorias

Comentários