Google ameaça abandonar a China

"Depois de ataques virtuais e tentativas de censura na China, empresa ameaça deixar de operar no país asiático."

4ae73c9
Por Jean Carlos
14 jan, 2010

0

Aggregate score based on 0 reviews

19 escritorio 20100113080256jpg 418NdZa

Em comunicado emitido no fim da noite de ontem, o Google afirmou que não está mais disposto a filtrar resultados na China e que está considerando fechar as operações no país asiático.

Além da censura, o motivo primordial do impasse, segundo David Drummond, vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo do Google, foram os ataques virtuais que atingiram os serviços da empresa no meio de dezembro, ligados aparentemente às autoridades chinesas.

“Temos evidências que sugerem que o principal objetivo dos invasores era acessar as contas do Gmail de ativistas chineses de direitos humanos”, escreveu.

“Como parte dessa investigação, mas independente do ataque ao Google, descobrimos que as contas do Gmail de dezenas de americanos, chineses e europeus que defendem os direitos humanos na China parecem ter sido acessadas por terceiros”.

Ainda de acordo com Drummond, o grupo usou alta tecnologia e trâmites sofisticados para realizar o ataque malicioso, que atingiu outras empresas de mídia, finanças e internet. Em defesa do Google, porém, ele diz que as contas do serviço de e-mail da companhia não foram acessadas por qualquer falha de segurança, mas “provavelmente por meio de golpes de phishing ou malware colocado nos computadores dos usuários”.

Para os executivos americanos da empresa, essas medidas rígidas e ofensivas, que visam limitar a liberdade de expressão na web, fizeram com que a viabilidade das operações de negócios na China fosse reavaliada. O Google já informou que irá discutir com o governo chinês nas próximas semanas, e tem a pauta de inserir, no país, um motor de busca sem filtros e que esteja dentro da lei.

Caso não ocorra um acordo, é bem provável que o Google elimine o site de buscas Google.Cn, no ar desde 2006 – ano em que a empresa entrou, cercada de muita polêmica, no país asiático.

Sobre o ataque virtual sofrido e que resultou em “roubo de propriedade intelectual”, o Google declarou que já fez melhorias na infraestrutura e na arquitetura para aumentar a segurança da empresa e dos usuários.

Categorias

Comentários