"Quando uma "formiga digital" detecta uma ameaça, rapidamente é seguida por muitas outras para dominar o invasor."
0
Depois de observar como elas reagiam quando a colônia era ameaçada, os programadores se inspiraram para criar uma nova arma contra os vírus de computador.
As formigas usam uma espécie de “inteligência de formigueiro” para desviar os invasores. Quando uma delas detecta uma ameaça, ela rapidamente é seguida por muitas outras para dominar o oponente.
Agora, essa estratégia está sendo usada em um software de segurança que está sendo testado na Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos.
Da mesma forma que as formigas reais, as “digitais” examinam as redes de computadores atrás de invasores. Quando uma delas detecta um vírus, ela chama um exército de reforço para ajudar na luta.
Os pesquisadores dizem que o novo sistema baseado nas formigas irá rodar mais rápido que os programas de segurança convencionais, que precisam ser atualizados constantemente para reconhecer novos tipos de vírus.
O professor de ciência da computação Errin Fulp disse ao jornal inglês Telegraph nesta segunda-feira (28) que “as formigas se defendem de ameaças com bastante sucesso”.
– Elas aumentam sua defesa rapidamente e voltam à rotina assim que acabam com um intruso. Estamos tentando conseguir o mesmo em sistemas de computadores.
O pesquisador Glenn Fink acrescentou que a ideia da equipe “é implantar 3.000 tipos de formigas digitais, para que cada uma delas procure por um tipo diferente de ameaça.
Enquanto se movem pela rede, as formigas virtuais deixam rastros digitais parecidos com as trilhas de perfume deixadas pelas formigas reais para guiar as outras.
Cada vez que uma delas identifica alguma evidência de ameaça ela está programada para deixar para trás um forte “cheiro”. Trilhas mais fortes atraem mais formigas, produzindo uma marca que aponta uma infeção viral em potencial no computador.
No results available
ResetSem resultados
Reset