1 minuto de leitura
"Patente registrada pelo Facebook inova na tecnologia de reconhecimento de imagens."
Essa é para deixar os paranoicos de cabelo em pé. O Facebook acaba de registrar uma patente que potencialmente pode identificar e localizar qualquer usuário através de suas fotos. E não apenas as suas, mas de qualquer pessoa que incluam você.
Através de um novo mecanismo combina reconhecimento facial, geolocalização, arranhões em lentes, nomes de arquivos e uma série de outros fatores para gerar uma espécie de “impressão digital” de aparelhos e maquinas fotográficas para identificar pessoas na sua rede social.
Assim, se você tirar uma foto em algum lugar e for registrado nesse lugar por alguém, o Facebook pode saber quem fotografou você e até mesmo criar um link entre as duas pessoas. Bem doido né? Apesar de parecer uma espécie de vigilância online sobre seus usuários, o motivo é mais interessante do que a espionagem da vida alheia.
Através dessa tal “impressão digital’ de aparelhos, o Facebook pode automaticamente determinar se alguém está postando fotos de um perfil em outro, podendo mais facilmente rastrear usuários que possuem múltiplas contas – prática expressamente proibida nos termos de conduta da rede social. Além disso, isso preveniria o roubo de identidade e ações fraudulentas traçando perfis de usuários a partir das fotos postadas.
Num mundo cada vez conectado, será que esse tipo de vigilância nas redes sociais será bem aceita? Só o tempo dirá, pois até agora não há previsão para a implementação dessa nova tecnologia.
No results available
ResetSem resultados
Reset