Empresas aderem ao Twitter para divulgar vagas de emprego.

"Instrumento é mais utilizado entre companhias da área de TI. Estagiária que conseguiu emprego pelo microblog conta experiência."

4ae73c9
Por Jean Carlos
25 jun, 2009

0

Aggregate score based on 0 reviews

Diversas empresas já aderiram ao microblog Twitter para divulgar vagas de trabalho. Por enquanto, o instrumento é mais usado por companhias dos ramos de tecnologia e informática, segundo especialistas, mas a expectativa é de, em pouco tempo, a ferramenta ser utilizada por todos os setores.

O Twitter funciona como um blog, no qual o usuário envia mensagens para uma lista de seguidores, os “followers”. O internauta também recebe em seu perfil as atualizações das pessoas que segue. Diferentemente dos blogs tradicionais, o texto é limitado a 140 caracteres.

Na agência de publicidade digital Digitas, de São Paulo, as vagas são divulgadas pelo Twitter há mais de um ano (www.twitter.com/rhTribal). A responsável pelo departamento de Gestão de Talentos, Ana Célia Magalhães, disse que recebe de 100 a 300 currículos toda semana. “Na grande maioria das pessoas contratadas, o currículo chegou após a divulgação da vaga no Twitter.”

A agência divulga todos os tipos de vaga no microblog, desde para estagiários até para diretor de conteúdo.

Na empresa do mesmo ramo iThink, o Twitter (www.twitter.com/rhithink) também é usado para os processos seletivos. A gerente de gestão de pessoas, Karla Baratto, considera o microblog como uma “propaganda boca a boca”. “É uma ferramenta de divulgação boa, principalmente nessa área de TI. A gente entende que as pessoas mais antenadas, mais modernas de alguma forma, estão lá”, analisa.

A estagiária de publicidade Caroline Pereira é um exemplo do sucesso do Twitter como ferramenta de seleção. Ela conseguiu o estágio atual por meio do microblog. Na época, ela ainda não tinha um perfil, mas foi alertada por uma amiga que tinha. “Minha amiga comentou e eu me candidatei, mandei o currículo e eles me chamaram para entrevista.”

“Acho legal porque o Twitter é como um mural. Em sites de emprego sempre me cadastrei e vinham oportunidades que não tinha nada a ver comigo. No Twitter, você escolhe a vaga que é seu perfil”, diz a estagiária. Leia mais no site do autor.

Categorias

Comentários