3 minutos de leitura
"A MicroBlink surgiu em 2012 e rapidamente conquistou muitas empresas da União Europeia"
Imagine tirar uma foto de um carro e seu smartphone identificar que modelo de carro é, qual o ano, a placa e a origem. Já conhecemos essa tecnologia da rua quando passamos por um radar móvel, por exemplo. Essa tecnologia é conhecida como Computer Vision ou “Visão Computacional”, que são várias tecnologias reunidas e é bastante usada no mundo contemporâneo. Uma empresa chamada Microblink, criada na Europa, desenvolveu uma tecnologia utilizando esses preceitos e acabou criando um produto extremamente inovador, perfeito para desenvolvedores de aplicativos: o BlinkOCR.
A Microblink surgiu em 2012 e é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento focada em Mobile Vision Technology ou “Tecnologia de Visão Móvel”, onde um dispositivo móvel, através de um sistema de modelagem e replicação, “imita” a visão humana usando software avançado. O BlinkOCR, tecnologia proprietária dessa empresa, permite que os desenvolvedores de aplicativos móveis solucionem uma série de problemas de reconhecimento de texto usando uma câmera de dispositivo móvel. O reconhecimento de texto em tempo real e de alta precisão baseia-se em pesquisa mais recente em aprendizagem de máquinas e é altamente otimizado para dispositivos móveis.
A tecnologia desenvolvida pela Microblink pode ser utilizada para diversas aplicações, isso tudo é uma pequena parte do que a inteligência artificial é capaz e que a cada dia proporciona remodelando a usabilidade de novos dispositivos, dando cada vez mais capacidade no desenvolvimento das tarefas atribuídas as máquinas. O BlinkOCR é projetado como um sistema de aprendizagem de máquinas customizado para OCR.
A Machine Vision, ou “Visão de Máquina”, não é algo novo no mundo da tecnologia, mas a Microblink passou a pesquisar essa inteligência para desenvolver e vender seus próprios Softwares Development Kits (SDK’s), que são pacotes que permitem programadores elaborarem aplicativos para rodarem em uma plataforma específica. A tecnologia desenvolvida por essa empresa, em pouco tempo, passou a ser utilizada por bancos da União Europeia e tem se tornado popular entre altos desenvolvedores daquela região por ser rápida, precisa e extremamente inteligente e segura.
Você já deve ter visto aplicativos de bancos que usam o sistema para ler boletos, para abertura da conta móvel, com documentos de identificação de varredura. Exemplos disso são os famosos procedimentos do Nubank e Digio, que usam o sistema como forma de garantir a segurança e identificação quando você vai pedir seu cartão. Além de IDs de digitalização para o processo KYC e atualização de dados pessoais do cliente. Outras apps que talvez você conheça usa a tecnologia da Microblink, como: Easy Taxi, Quicket e CareZone.
O SDK desenvolvido pela MicroBlink utiliza todo esse recurso, porém de forma potencializada. A tecnologia de OCR deles é diferente porque ela vai processar as imagens registradas pelo seu celular em tempo real em um dispositivo. Desta forma, a conexão com a internet não é necessária. Basicamente, esse sistema capta as principais informações e “escreve” no seu smartphone o objeto das informações que você quer captar de forma ordenada e ainda guarda e organiza as informações onde você desejar para que o usuário tenha tudo arquivado em uma planilha do Exel, por exemplo. A ferramenta foi desenvolvida e otimizada especificamente para dispositivos móveis, usando todo o poder de computação de um dispositivo móvel. O processamento paralelo com SIMD e multithreading, bem como a gestão integrada de câmaras, permite dar resultados mais rápidos e precisos.
Com a tecnologia em mãos e com uma grande aceitação no mercado europeu, a empresa começou a vender o sistema, facilitando a vida de quem tem uma ideia para desenvolver um aplicativo, mas faltava uma ferramenta eficiente.
De acordo com a empresa europeia, seu produto pode ser facilmente integrado a um aplicativo existente, expandindo os recursos e possibilidades de uma aplicação. Ao vender suas tecnologia, a MicroBlink garante que chegue ao consumidor com toda a documentação técnica detalhada para desenvolvedores poderem utilizar sem problemas. Além disso, o sistema pode ser personalizado, ou seja, pode ser readaptado para que harmonize melhor com a proposta do aplicativo que você está desenvolvendo, tornando-se completamente invisível para o usuário final. Ao todo são cinco recursos: Photopay, BlinkID, Blinkinput, Blinkreceipt e PDF417.
Além disso tudo, a tecnologia da empresa é um sistema de Machine Learning ou “Aprendizado de Máquina” personalizado para OCR. Ele é desenvolvido e otimizado especificamente para dispositivo móveis, como smartphones e tablets, ou seja, a medida que ele vai sendo explorado pelo usuário, ele vai se tornando mais eficiente no cumprimento de sua tarefas. A Microblink usa redes neurais avançadas e técnicas de aprendizado profundo para fornecer o reconhecimento de texto mais rápido e preciso usando uma câmera de smartphone.
Veja o vídeo abaixo e veja como funciona o sistema da Microblink:
Texto: Mariana Duarte
No results available
ResetSem resultados
Reset