"Para entender completamente o Google, é necessário compreender todas as maneiras usadas pela empresa para ajudar a redefinir como as pessoas, as empresas e os tecnólogos veem a internet."
0
Nunca se contente com o melhor
“O mecanismo de pesquisa perfeito”, diz Larry Page, co-fundador do Google, “entenderia exatamente o que você deseja e retornaria exatamente o que você quer”. Dado o atual estado da tecnologia de pesquisa, descobrir uma visão ampla exige pesquisa, desenvolvimento e inovação. O Google está comprometido em seguir esse caminho. Ainda que seja reconhecido como a empresa líder mundial em tecnologia de pesquisa, a meta do Google é fornecer um nível de serviço mais alto para todos aqueles de buscam informações, mesmo que estejam em uma mesa em Boston, dirigindo em Bonn ou passeando em Bangcoc.
Para isso, o Google busca persistentemente a inovação e desafia os limites da tecnologia existente para fornecer um serviço de pesquisa rápido, preciso e fácil de usar, que possa ser acessado de qualquer lugar. Para entender completamente o Google, é necessário compreender todas as maneiras utilizadas pela empresa para ajudar a redefinir como as pessoas, as empresas e os tecnólogos vêem a internet.
Dez verdades descobertas pelo Google
1. O foco no usuário e em todo o resto continuará
Desde seu início, o Google concentrou-se em fornecer a melhor experiência de usuário possível. Enquanto várias empresas dizem colocar seus clientes em primeiro lugar, pouquíssimas conseguem resistir à tentação de fazer pequenos sacrifícios para aumentar o valor do acionista. O Google se recusa constantemente a fazer qualquer alteração que não ofereça um benefício aos usuários quem visitam o site:
Por priorizar sempre os interesses dos usuários, o Google conquistou o público mais fiel da web. E este crescimento não foi gerado por campanhas de publicidade na TV, mas pela propaganda boca-a-boca, de um usuário satisfeito para outro.
2. É melhor fazer uma só coisa muito, muito bem
O Google pesquisa. Com um dos maiores grupos mundiais concentrados exclusivamente em resolver os problemas de pesquisa, sabemos o que fazemos bem e como fazê-lo ainda melhor. Pela repetição de problemas mais difíceis, conseguimos resolver questões complexas e oferecer aperfeiçoamentos contínuos para um serviço já considerado como o melhor da web em transformar a descoberta de informações em uma experiência rápida e simples para milhões de usuários. Nossa dedicação em melhorar a pesquisa também nos permitiu aplicar o que aprendemos em novos produtos, incluindo o Gmail, Google Desktop e Google Maps. À medida que continuamos a construir novos produtos* enquanto aperfeiçoamos a pesquisa, nosso desejo é trazer o poder da pesquisa para áreas ainda não exploradas e ajudar os usuários a acessar e usar ainda mais o crescente volume de informações em suas vidas.
3. Rápido é melhor que devagar
O Google acredita em recompensa imediata. Você quer respostas e as quer agora. Quem somos nós para discutir? O Google pode ser a única empresa no mundo cuja meta declarada é fazer com que os usuários deixem o seu site o mais rápido possível. Pela fanática obsessão por cortar qualquer bit e byte em excesso de nossas páginas e aumentar a eficiência de nosso ambiente de publicação, o Google quebrou seu próprio recorde de velocidade novamente. Os outros achavam que servidores grandes eram a maneira mais rápida de lidar com enormes quantidades de dados. O Google descobriu que PCs em rede eram mais rápidos. Enquanto os outros aceitaram os limites de velocidade aparentes impostos pelos algoritmos de pesquisa, o Google criou novos algoritmos que provaram que não há limites. E o Google continua trabalhando para torná-los ainda mais rápidos.
4. A democracia na web funciona
O Google funciona porque se baseia nos milhões de pessoas que publicam sites para determinar quais outros sites oferecem conteúdos de valor. Em vez de se basear em um grupo de editores ou apenas na freqüência de exibição de alguns termos, o Google classifica cada página da web usando uma técnica inovadora chamada PageRank™. O PageRank avalia todos os sites vinculados a uma página da web e atribui um valor a eles, parcialmente baseado nos sites aos quais estão vinculados. Pela análise da estrutura completa da web, o Google é capaz de determinar os sites que foram “votados” como as melhores fontes de informação pelas pessoas mais interessadas na informação que eles oferecem. Esta técnica é aperfeiçoada com o crescimento da web, visto que cada novo site é um outro ponto de informação e mais um voto a ser contado.
5. Você não precisa estar em sua mesa para precisar de uma resposta
O mundo está cada vez mais móvel e cada vez menos está disposto a ficar restrito a um local fixo. Seja por seus PDAs, telefones sem fio ou até mesmo automóveis, as pessoas desejam que as informações venham até elas. As inovações do Google nessa área incluem o Google Number Search, que reduz o número de teclas necessárias para se encontrarem dados em um telefone celular com acesso à web e um sistema de tradução instantânea que converte páginas escritas em HTML em um formato que possa ser lido pelos navegadores de telefones. Esse sistema abre bilhões de página para visualização em dispositivos que não conseguiriam exibi-las de outra forma, incluindo PDAs Palm e os dispositivos japoneses i-mode, J-Sky e EZWeb. Onde quer que a pesquisa possa ajudar os usuários a obter as informações que procuram, o Google é pioneiro em novas tecnologias e na oferta de novas soluções.
6. Você pode ganhar dinheiro sem ser mau
O Google é uma empresa. A receita gerada pela empresa é gerada pelo oferecimento de sua tecnologia de pesquisa a empresas e pela venda de publicidade exibida no Google e em outros sites da web. Contudo, talvez você nunca veja um anúncio no Google. Isso se deve ao fato de o Google não permitir a exibição de anúncios, a menos que sejam relevantes para a página de resultados na qual são exibidos. Então, apenas algumas pesquisas exibem links patrocinados acima ou do lado direito dos resultados. O Google acredita firmemente que os anúncios podem oferecer informações úteis se, e apenas se, forem relevantes ao que você deseja encontrar.
O Google também provou que a publicidade pode ser eficaz sem ser ostensiva. O Google não aceita publicidade pop-up, que interfere na sua capacidade de visualizar o conteúdo solicitado. Descobrimos que os anúncios de texto (AdWords) relevantes para a pessoa que os lê atraem muito mais taxas de cliques do que anúncios que aparecem aleatoriamente. O grupo de maximização do Google trabalha com anunciantes para aperfeiçoar as taxas de cliques durante o ciclo de vida de uma campanha, porque as taxas de cliques são uma indicação de que os anúncios são relevantes para o interesse de um usuário. Qualquer anunciante, sem importar se é de pequeno ou grande porte, pode aproveitar essa mídia extremamente segmentada, pelo nosso programa de publicidade de auto-atendimento, que veicula anúncios on-line em questão de minutos, ou com a ajuda de um representante de publicidade do Google.
A publicidade no Google é sempre claramente identificada como um “Link patrocinado”. Para o Google é importante que a integridade de nossos resultados não seja comprometida. Nunca manipulamos classificações para colocar nossos parceiros em locais de destaque nos nossos resultados de pesquisa. Ninguém pode comprar um PageRank melhor. Nossos usuários confiam na objetividade do Google e nenhum ganho a curto prazo poderia justificar a quebra desta confiança.
Milhares de anunciantes usam nosso programa Google AdWords para promover seus produtos – acreditamos que o AdWords é o maior programa deste tipo. Além disso, milhares de gerenciadores de sites da web aproveitam nosso programa Google AdSense para oferecer anúncios relevantes com o conteúdo de seus sites, aperfeiçoando sua capacidade de gerar renda e aprimorando a experiência de seus usuários.
7. Há sempre mais informações em outros lugares
Uma vez que o Google indexou mais páginas HTML na internet que qualquer outro serviço de pesquisa, nossos engenheiros voltaram suas atenções para a informação que não poderia ser acessada rapidamente. Em alguns casos, era apenas uma questão de integrar novos bancos de dados, tal como adicionar um número de telefone, uma consulta de endereço e um diretório comercial. Outros esforços exigiam um pouco mais de criatividade, como incluir a capacidade de pesquisar bilhões de imagens e uma maneira de visualizar páginas que foram criadas originalmente como arquivos PDF. A popularidade dos resultados de PDF nos levou a expandir a lista de tipos de arquivos pesquisados para incluir documentos produzidos em vários formatos como Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Para os usuários de dispositivos sem fio, o Google desenvolveu uma maneira exclusiva de converter os arquivos HTML formatados em um formato que pode ser lido em dispositivos móveis. A lista parece não ter fim, pois os pesquisadores do Google continuam a procurar maneiras de trazer todas as informações do mundo para as respostas buscadas por usuários.
8. A necessidade de informações ultrapassa todas as fronteiras
Ainda que a sede do Google seja na Califórnia, nossa missão é facilitar o acesso às informações para o mundo todo, por isso temos escritórios em diversos países. Assim, mantemos vários domínios na internet e oferecemos mais da metade de nossos resultados para usuários de fora dos Estados Unidos. Os resultados de pesquisa do Google podem ser restringidos a páginas escritas em mais de 35 idiomas, de acordo com a preferência do usuário. Também oferecemos um recurso de tradução para disponibilizar conteúdos para os usuários, independentemente de seu idioma nativo. E, para as pessoas que preferem não pesquisar em inglês, a interface do Google pode ser personalizada em mais de 100 idiomas. Para acelerar a adição de novos idiomas, o Google ofereceu a voluntários a oportunidade de ajudar na tradução, por meio de uma ferramenta automática, disponível no site Google.com. Esse processo aperfeiçoou bastante a variedade e a qualidade do serviço que podemos oferecer aos usuários dos locais mais distantes do mundo.
9. Você pode ser sério sem um terno
Os fundadores do Google dizem com freqüência que a empresa não leva nada a sério, a não ser a pesquisa. Eles construíram uma empresa baseados na idéia de que o trabalho deveria ser desafiador, e que o desafio deveria ser divertido. Por isso, a cultura do Google é diferente de qualquer outra empresa da América, não somente pelas luminárias magma lava lamp e enormes bolas de elástico espalhadas por toda parte, ou pelo fato de o cozinheiro da empresa ter trabalhado com o Grateful Dead. Da mesma forma que o Google coloca seus usuários em primeiro lugar, quando se trata de nosso serviço on-line, o Google Inc. prioriza seus funcionários quando o assunto é o dia-a-dia em nossa sede do Googleplex. Há uma ênfase nas conquistas da equipe e orgulho das realizações individuais que contribuem para o sucesso geral da empresa. Idéias são comercializadas, testadas e colocadas em prática com uma vivacidade que pode ser atordoante. Reuniões que levariam horas em qualquer lugar são freqüentemente mais curtas do que uma conversa na hora do almoço e apenas algumas paredes separam as pessoas que criam códigos das que preenchem os cheques. Esse ambiente extremamente comunicativo favorece a produtividade e a camaradagem incentivadas pela confiança que milhões de pessoas têm nos resultados do Google. Ofereça as ferramentas apropriadas a um grupo de pessoas que querem fazer a diferença e elas farão.
10. Ótimo não é bom o suficiente
Sempre forneça mais que o esperado. O Google não considera o fato de ser o melhor como um ponto final, mas como um ponto inicial. Através da inovação e da repetição, o Google aproveita algo que funcione bem e o melhora de formas inesperadas. A pesquisa funciona bem com palavras escritas corretamente, mas e os erros de digitação? Nosso engenheiro percebeu essa necessidade e criou um corretor ortográfico que parece ler a mente dos usuários. Demora muito pesquisar por um telefone WAP? Nosso grupo de tecnologias sem fio desenvolveu o Google Number Search para reduzir as entradas de três para apenas um pressionamento de tecla por letra. Com uma base de usuários na casa dos milhões, o Google consegue identificar rapidamente os pontos de atrito e suavizá-los. Contudo, o ponto de distinção do Google é a antecipação das necessidades que ainda não foram expressas por nosso público global, e atendê-las com produtos e serviços que definem novos padrões. Essa constante insatisfação com o momento atual é a força motriz do melhor mecanismo de pesquisa do mundo.
No results available
ResetSem resultados
Reset