Veja dez dicas para que não fique no prejuízo ao realizar compras pela internet:
Prefira sempre comprar em lojas online conhecidas e renomadas no exterior.
Confira se a loja tem certificação digital Trata-se de um sistema de identidade virtual, que garante o sigilo dos dados e provê segurança à compra.
Se a página não for muito conhecida, procure nela sinais de vida além do mundo digital e forma de contato. Telefone e endereço ajudam. Envie um e-mail e espere a resposta.
Realize a compra próxima da data de vencimento de seu cartão de crédito. Não é garantido, mas isso evita que o dólar tenha variações brutas e, em caso de alta, peguem seu bolso desprevenido.
Antes de comprar, leia bem as condições de troca ou reembolso – como trata-se de uma transação entre dois países, deve-se procurar facilidade caso dê algum problema.
Se não houver um evitar uma loja desconhecida, procure informações sobre ela na web. Se for uma e-commerce mal intencionado, com certeza mais pessoas já caíram no golpe e denunciaram na internet.
Se não houver pressa e você quiser comprar algo caro, faça um teste. Compre algo de baixo valor e espere chegar. Se der certo, repita a operação, desta vez com o seu produto desejado. Sai mais caro, mas pode dar sinais de que a loja é idônea.
Se chegou um e-mail ofertando produtos de uma loja que você nunca ouviu falar, evite comprar nela. Spammers não são confiáveis.
Se chegou e-mail com produtos e de uma loja que nunca ouviu falar e pedindo para clicar em algum link, não clique. Pode ser um golpe para infectar seu computador.
Após realizar o cadastro em lojas online, regularmente altere sua senha de acesso. Isso aumenta sua proteção contra piratas.