3 minutos de leitura
"A volta do botão Iniciar torna o sistema ainda mais intuitivo."
Índice
ToggleA versão beta do Windows 8.1 já pode ser baixada gratuitamente em suas versões 32 bits e 64 bits. Mas quais foram as principais mudanças e elas de fato valem a pena ou trata-se apenas de um caça níqueis da Microsoft? As respostas você confere na análise abaixo:
A verdade é que visualmente existe pouca diferença entre o Windows 8 e 8.1. As mudanças de fato foram poucas, mas juntas dão um toque inteiramente novo ao sistema. Na verdade, duarnte nossos testes ficamos com a impressão de que se tratava mesmo de um outro sistema.
Originalmente, o Windows 8 se propunha a ser um sistema intuitivo, capaz de ser utilizado por qualquer tipo de usuário. Não como negar que sim, a interface Metro chama a atenção e torna a navegação agradável, mas ela andou longe de se tornar uma unanimidade, princiapalmente entre os antigos adeptos dos botão Iniciar.
A ausência do Iniciar foi a mais sentida na interface Metro. As críticas foram tantas que no Windows 8.1 a Microsoft voltou atrás e trouxe novamente o recurso, presente na interface desktop do sistema. No entanto, não se trata do mesmo botão ao qual estamos acostumados deste a versão 95 do sistema.
No Windows 8.1, o botão Iniciar apenas dá acesso a tela inicial, aquele onde os aplicativos instalados são exibidos. Ou seja, esqueça as antigas funções, como atalhos para os programas do sistema, painel de controle, biblioteca e explorer. Esta no entanto não é uma perda total, pois ele torna a navegação mais intuitiva, uma vez que o usuário saberá que existe ali um atalho para as aplicações.
Outro benefício do novo Iniciar é que agora é possível configurar a maneira como as tiles dos programas são exibidas. Se você não tinha muita paciência para as janelas dinâmicas, saiba que agora é possível alterar a maneira como o sistema exibe as mesmas, modificando-as para uma lista com icones estáticos e convencionais.
Mesmo alvo de críticas a interface Metro conquistou boa parcela do público, notadamente aqueles acostumados a usar a interface do Windows Phone e desktops com telas sensíveis ao toque. No Windows Phone o usuário tinnha acesso a duas áreas distintas, a tela principal, com os blocos dinâmicos, e uma tela secundária, com todas as aplicações do sistema; função ausente no Windows 8.
A nova versão corrige esse deficiência. Agora, além de poder escolher quais aplicações serão exibidas na tela inicial na fora de blocos, o Windows 8.1 permite definir o tamanho destas: blocos grandes ou blocos menores. O recurso permite destacar ferramentas mais usadas, sem excluir as demais do painel. Quando sentir que a presença de uma delas não é necessária, basta selecionã-la e clicar no botão “Desfixar da Tela Inicial”.
É possível redifinir o tamanho dos blocos com a opção “Redimensionar” ou mesmo eliminar a presença do recurso dinâmicos em “Desligar bloco dinâmico”. Outra mudança que veio para somar diz respeito a adição de novas funções ao Painel de Controle da Metro. Mais parecido com o de versões anteriores, por dele o usuário poderá Agendar Backups, acessar Opções de Economia de Energia, Alterar Resolução da Tela e Conectar-se a VPN.
Não estranhe os blocos diferentes, eles fazem parte de um pacote de novos aplicativos nativos do Windows 8.1. O Alarmes, por exemplo, auxilia o usuário a manter-se sempre em dia com sua obrigações; a ferramenta vem com opções como cronometro e temporizador, que podem ser usados até para marcar o tempo gasto em frente ao PC ou durante um trabalho.
A Calculadora traz ferramentas interessantes que vão além das 4 operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão). Com ele é possível a realização de calculos mais complexos que usam equações, raiz quadrada, porcentagem e calculos científicos diversificados.
Lista de Leitura é uma especie de gerenciador de notícias. Na verdade se parece mais com um Favoritos, embora guarde recursos adicionais. Além de separar as notícias que gostaria de ler, ele permite criar grupos específicos separados por temas.
“Receitas & Bebidas” e “Saúde & Bem Estar” são melhores novidades. O primeiro agrupa um conjunto de receitas e dicas para preparar os melhores pratos. Com dicas de grandes Chefs do mundo inteiro, dá pra impressionar a família ou os amigos e variar o cardápio com diversos tipos de saladas, carnes e risotos.
O segundo aplicativo, “Saúde & Bem Estar”, traz dicas para melhorar sua saúde física, incluindo ferramentas para autoanalise e medicação. É claro que nenhuma aplicação é capaz de substituir um profissional da área, por isso mesmo é importante esclarecer que “Saúde & Bem Estar” funciona apenas para orientar o usuário e não para medicá-lo.
É claro que por se tratar de uma versão beta, alguns programas apresentam certa incompatibilidade. Um exemplo, é o Avast, que não funciona nesta versão. O programa é totalmente incompativel, problema este não detectados em outros antivírus, como Norton e Kaspersky.
Outro problema notado foi ao acessar a Windows Store. A conexão com a loja torna-se lenta e baixar aplicações por lá é bem difícil. Estes problemas já eram esperados e a Microsoft garante que a proxima versão de testes trará as correções necessárias para ambos os problemas.
Como mencionamos no inicio, o Windows 8.1 não apresenta nenhuma grande novidade. Usuários acostumados com a dinamica da versão 8.0 nem precisam fazer a migração se não quiserem. Por outro lado, se você faz parte do grupo que ainda sente falta do botão Iniciar e melhores recursos de personalização, as alterações trazidas podem fazê-lo dar nova chance ao W8. Baixe a versão beta do sistema no Zigg e confira as novidades.
No results available
ResetSem resultados
Reset