Com o Windows Mobile 6.5 a Microsoft corre atrás do iPhone

"Windows Mobile 6.5: personalização da interface gráfica por meio de temas."

4ae73c9
Por Antonio Manoel
03 abr, 2009

0

Aggregate score based on 0 reviews

Os celulares com o Windows Mobile 6.5 devem chegar no segundo semestre.

Nesta semana, no congresso CTIA Wireless, a Microsoft voltou a demonstrar o Windows Mobile 6.5, que já havia sido apresentado em fevereiro. O novo Windows Mobile traz uma versão renovada do Internet Explorer e pequenas mudanças na interface gráfica. É uma versão intermediária, que será incluída nos smartphones enquanto não chegar a 7.0, com novidades mais substanciais.  O fato é que o Windows Mobile precisava de uma reforma urgente para enfrentar o iPhone, que ganhou mercado com enorme velocidade desde o seu lançamento. Assim, não havia tempo para esperar pela versão 7.

O Windows Mobile 6.5 mostrado nesta semana traz algum polimento em comparação com a versão exibida em fevereiro. A tela inicial, por exemplo, continua dividida em hexágonos, mas as linhas divisórias deixaram de ser destacadas. A Microsoft aprendeu as principais lições do iPhone. O celular da Apple fez a tela sensível ao toque avançar um degrau ao permitir a operação com as pontas dos dedos, em vez da velha canetinha. No WM 6.5, ícones e botões grandes na tela sensível podem ser acionados com os dedos. Mas, como muitos aplicativos ainda seguem o padrão antigo, o usuário vai continuar precisando da caneta para usá-los.

Outra lição do iPhone é a loja online de aplicativos. Quem usa Linux já se habituou, há muito tempo, a baixar programas de um repositório  centralizado. Isso é prático porque o usuário não precisa ficar procurando o programa na web. O gerenciador de pacotes – programa responsável pela instalação no Linux – já sabe onde encontrá-lo. Foi esse modelo que a Apple seguiu com sua App Store. Agora, a Microsoft faz o mesmo com o Windows Marketplace for Mobile, a loja de aplicativos online para celulares com Windows. E a Blackberry também acaba de anunciar uma  loja de aplicativos. Parece-me que esse modelo veio para ficar. Cada plataforma terá sua loja online oficial, onde estarão os aplicativos mais populares.

Tudo isso já era mais ou menos conhecido. De novidade, mesmo, há a possibilidade de usar temas para alterar o aspecto da tela do smartphone. A Microsoft vai oferecer um aplicativo para a criação desses temas no segundo semestre deste ano. Na minha avaliação, essas mudanças estão longe de ser suficientes para enfrentar o iPhone. Mas devem estimular os fabricantes a continuar usando o Windows em seus aparelhos enquanto a versão 7 não vem. LG e HTC são duas das empresas que já avisaram que terão aparelhos com o WM 6.5 ainda neste ano.

O fato é que iPhone OS e Blackberry são exclusivos das empresas que os criaram. O Android é uma alternativa promissora, que conta com a força da marca Google. Deve crescer bastante no mercado, mas ainda não está totalmente maduro. O Windows Mobile conta com muitos aplicativos e boas ferramentas de desenvolvimento, além de ser bem aceito nas empresas. Assim, mesmo com seu jeitão ainda antiquado, ele continua sendo uma opção para muitos fabricantes.

 

Comentários