1 minuto de leitura
"Falhas que envolvem vazamento de informações são os mais recorrentes"
A eterna guerra sobre segurança entre os dois principais sistemas operacionais para dispositivos móveis ganha um novo capítulo. O iOS, sempre apresentado como mais seguro, foi “alvo” de um estudo que aponta que, apesar de sofrer menos problemas, o sistema é mais perigoso para os usuários.
Duas empresas especializadas em segurança de dispositivos móveis – Checkmarx e AppSec Labs – fizeram um levantamento que indica que 40% das vulnerabilidades encontradas no iOS são de alto risco ou críticas, enquanto no Android, esse número é de 36%.
Os aplicativos testados são de várias categorias, desde jogos, vendas e utilitários, até aplicativos relacionados à segurança e de bancos, que são os de onde mais se espera “tranquilidade”.
As vulnerabilidades mais comuns, segundo o estudo, são aquelas referentes ao vazamento de informações pessoais, atingindo 27% dos aplicativos. Problemas com autenticação ou autorização vem logo atrás, com 23%, e com as falhas no gerenciamento de configurações fechando o “Top 3” com 16%.
Embora os resultados possam ser vistos com negatividade, vale ressaltar que a Apple possui um alto controle da sua loja, evitando que “qualquer app” seja comercializado através da loja sem passar por uma inspeção de segurança. Além disso, apps com falhas são removidos rapidamente. Outro ponto positivo é o fato do sistema servir a uma linha específica de produtos, que facilita a disseminação de atualizações, o que não acontece no Android.
Confira alguns aplicativos de segurança para Android para garantir ainda mais segurança ao seu aparelho.
No results available
ResetSem resultados
Reset