1 minuto de leitura
"Em um movimento que poderia manter os laços fortes com os programadores de jogos on-line, a Adobe Systems está adicionando suporte a gráficos 3D"
Em um movimento que poderia manter os laços fortes com os programadores de jogos on-line, a Adobe Systems está adicionando suporte a gráficos 3D para uma próxima versão do seu plug-in utilizado para browsers. Os planos para 3D vieram à luz em uma agenda para a conferência da Max Adobe em outubro.
O movimento é um importante avanço para o Flash, uma fundação de software que facilita as dificuldades dos programadores com as incompatibilidades entre os vários sistemas operacionais e navegadores.
Adobe acrescentou alguns recursos 3D para a versão 2008 do Flash Player 10, mas foram limitados. Por exemplo, objetos 2D podem ser manipulados apenas em um espaço 3D. Não era um ambiente totalmente 3D, como que você veria em um jogo de tiro em primeira pessoa ou no mundo virtual Second Life.
Adicionar uma interface 3D para o Flash seria uma mudança significativa para os programadores, por isso esperamos um passo completo em números de versão. Versão 11 soa como o prazo certo para a chegada do 3D Full, dado o significativo esforço de muitos programadores para reconstruir recursos Flash sem depender de propriedades tecnológicas da Adobe.
Mas o futuro do 3D na Web é mais sombrio. Os principais navegadores, incluindo o Mozilla Firefox, Google Chrome e Safari da Apple, estão sendo bem equipados agora com tecnologia 3D chamada WebGL. É baseada em um padrão existente, OpenGL, que tem grande apoio, se não universal.
3D não termina com WebGL. O Google está usando-o como base para sua biblioteca de código para fornecer um gráfico web de alto nível numa interface 3D, que começou como um plug-in chamado O3D. Porém o problema é o Internet Explorer. Embora a Microsoft esteja apoiando uma vasta gama de novos padrões no seu próximo IE9, WebGL não está na lista.
No results available
ResetSem resultados
Reset