22 programas indispensáveis para o Windows 7

"O Windows 7 acabou de chegar. Mas quem pensa que o sistema está carente de programas, engana-se. Já é possível baixar da web diversos aplicativos que aproveitam os recursos do novíssimo Windows – ou que funcionam muito bem com ele."

4ae73c9
Por Jean Carlos
27 out, 2009

0

Aggregate score based on 0 reviews

19 windows7 20091022092831jpg puTbSgu

O Downloads INFO, aproveitando o momento, fez uma seleção com 22 programas que não podem faltar em nenhum Windows 7. Os aplicativos, vale dizer, são todos gratuitos. Conheça-os abaixo:

Logon Changer: o Windows 7 vem com uma tela de login padrão. Para mudá-la, o usuário precisa entrar no Registro do Windows. A operação é arriscada. O Logon Changer facilita as coisas. Basta rodá-lo, escolher a imagem e…. pronto, a tela está trocada.

iTunes 9: o gerenciador de músicas da Apple é uma boa alternativa para quem deseja cuidar das músicas armazenadas no PC. Na versão 9, o software ganhou um recurso para exibir comandos na jump list do Windows 7.

Gmail Notifier Plus: que tal as mensagens do Gmail a um clique de distância? É exatamente essa a função desse freeware. Ele também é capaz de alertar quando mensagens novas chegam ao serviço.

Tweak-7: com esse programa, o usuário ajusta algumas funções do Registro do Windows para personalizar o funcionamento do sistema operacional. Ele também tem recursos que podem melhorar o desempenho do Windows 7 em algumas funções.

Windows Live Messenger 2009: o famoso comunicador instantâneo da Microsoft não vem pré-instalado no Windows 7. Portanto, é necessário baixá-lo. No Windows 7, o programa mantém a mesma cara, contudo, ganha alguns novos recursos de jump list.

VLC Media Player 1: não gosta nem a pau do Windows Media Player? Então instale o player VLC no Windows 7. Esse programa encara os principais formatos de vídeo e áudio, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros – sem necessitar da ajuda de nenhum codec adicional.  Ele também tem suporte a legendas.

AVG 9 Free: recém-lançada, a nova versão do antivírus está 50% mais rápida que a antecessora para caçar e apagar os malware que infectam o PC. Além disso, o programa conversa bem com o Windows 7 e, por isso, consegue economizar memória e processamento do novo sistema operacional.

uTorrent: se tiver dúvida de qual programa P2P instalar no Windows, escolha o uTorrent. Ele permite que o internauta agende arquivos para serem baixados. Além disso, oferece recursos para a pausa e a retomada de um download – ferramenta essencial para quem baixa arquivos gigantes da web.

Xmarks: com esse aplicativo, o internauta guarda os favoritos do navegador num diretório virtual. O que isso significa: que os bookmarks do usuário podem ser sincronizados. No trabalho ou em casa, os mesmos favoritos ficam à mão. E se um dia um computador der pau, há como recuperar os favoritos. O Xmarks funciona com os navegadores IE, Firefox e Safari. Tem um serviço que permite ao internauta acessar os favoritos remotamente.

Picasa 3.5: o Windows 7 oferece um recurso bacana para organizar as fotos. Mas ele não supera o Picasa. Esse organizador caça todas as imagens espalhadas no PC e oferece formas de organizá-las. Se quiser, o internauta pode usar o Picasa para corrigir os olhos vermelhos das fotos, colocar geo-tags nas imagens e, ainda, usar o sistema de reconhecimento de faces.

Ashampoo Burning Studio 2010: esse software é uma boa alternativa ao gravador nativo do Windows 7. Ele tem uma interface bastante intuitiva e simples de usar – inclusive, é idêntica à do Nero, popular programa da categoria. O grande destaque do software é o recurso para gravar mídias da tecnologia Blu-Ray.

Mozilla Firefox 3.5, Opera 10 e Safari 4: o Windows 7 tem como navegador padrão o Internet Explorer 8. Se você não gosta do browser, os três navegadores indicados são boas opções. Eles são mais rápidos e não gastam tanta memória quando o navegador da Microsoft.

Skype 4: um dos melhores programas para realizar ligações telefônicas usando a rede de internet. Com ele, o internauta não paga nenhum centavo quando liga para outro usuário Skype – não importa se a pessoa está no Brasil ou no exterior. Já nas ligações para telefones fixos ou celulares do mundo inteiro, o internauta precisa pagar uma taxa, mas ela é bem menor do que as cobradas pelas operadoras de telecomunicações. O Skype tem ainda comunicador instantâneo e recurso para enviar SMS.

Foxit Reader 3: com esse reader, o internauta abre os famosos arquivos do formato PDF. Ele é bem pequeno e não ocupa mais de 6 MB no disco do computador, portanto, não pesa no sistema. Ele tem recursos para o internauta compartilhar informações do PDF e, também, abrir arquivos desse formato com recursos multimídia de som, imagens e vídeos.

Win7 Codec: um pacotão de codecs e filtros de vídeo para o Windows 7. Com ele, o internauta visualiza diversos formatos de vídeos que são baixados da web – e que, às vezes, teimam em não abrir.

Dropbox: guarda dados importantes no computador? Se esse for seu caso, internauta, você precisa de um eficiente sistema de backup de arquivos. O Dropbox é uma boa indicação. Quando instalado no PC, ele copia os dados para uma pasta segura na nuvem de internet. O bacana é que ele sincroniza, em tempo real, os arquivos entre vários computadores; além disso, permite ao internauta acessar o conteúdo do backup remotamente.

CCleaner: um dos programas mais conhecidos para limpar e melhorar o desempenho do PC. O destaque desse aplicativo é a ferramenta que apaga os dados desnecessários do registro do Windows e dá fim aos arquivos temporários do browser.

Recuva: desenvolvido pelos mesmos criadores do CCleaner (um programa que limpa os arquivos inúteis do Windows), o Recuva funciona muito bem na recuperação de arquivos multimídias, como músicas, fotos e vídeos. Nele, o internauta encontra uma boa ferramenta para refinar a busca pelos dados apagados.

Comodo Firewall: o Windows 7 vem equipado com um bom firewall. Mas se o internauta deseja um software com mais prestigio, pode baixar o Comodo Firewall. Dono de uma  interface rica em informações e bastante intuitiva, o programa é bem fácil de usar. O software é capaz de proteger o Windows de ameaças externas e de cavalos de troia.

Photoscape: é um editor de imagens com muitas ferramentas para dar um trato nas fotos. Ele é compatível com a maioria dos formatos de imagens. É uma boa alternativa para o Paint do Windows 7  – que é fraquinho nos recursos.

Categorias

Comentários