"Conheça as vantagens e desvantagens de cada ma das aplicações"
2 minutos de leitura
0
Índice
ToggleOutrora unanimidade entre os usuários de smartphones, aos poucos o WhatsApp – hoje propriedade do Facebook – vem perdendo espaço entre os usuários brasileiros que buscam novas funcionalidades e menos bugs em outros serviços de chat similares. Entre os concorrentes, o Telegram vem ganhando destaque e, por isso, resolvemos fazer um pequeno comparativo entre os dois apps, ajudando aqueles que estão em dúvida sobre qual deles baixar.
Os dois funcionam de forma bem similar, sincronizando com sua lista de contatos e importando aqueles que são usuários de seu serviço. Infelizmente, nenhum dos dois permite adicionar um contato que você não tenha um número.
Nos grupos, o Telegram leva uma vantagem por suportar até 200 usuários no mesmo grupo, enquanto o WhatsApp limita esse número em 50.
Aqui o WhatsApp tem uma pequena vantagem por oferecer as famosas mensagens de voz, que podem facilitar a comunicação entre seus usuários. Além disso, o recurso de chamadas grátis já está em testes e deve chegar a todos os usuários em breve.
Pode-se dizer que o visual do Telegram é basicamente o mesmo do WhatsApp, mudando poucas coisas. As opções de personalização são bem restritas em ambos aplicativos, embora exista o app WhatsApp Plus que permite alterar diversas configurações do “Zap zap”.
Ao contrário do que muitos pensam, o WhatsApp não é gratuito. Depois do primeiro ano de uso, o usuário deve pagar uma taxa anual de um dólar – para iOS a taxa é única, no mesmo valor. Já o Telegram é totalmente gratuito e, pelo menos por enquanto, não existe planos de cobrança por parte de seus desenvolvedores.
Outra vantagem do Telegram é o fato do mesmo possuir código aberto. Ou seja, qualquer um com conhecimentos em programação pode ajudar a melhorar a aplicação, além de utilizar o código para criar versões do app.
Os dados e conversas do Telegram são salvos na nuvem, mas é possível iniciar uma “conversa secreta” na qual apenas os participantes poderão acessar o seu conteúdo. Uma vantagem para o WhatsApp que, mesmo sem conversas privadas, permite que o usuário exclua todas as mensagens permanentemente.
O WhatsApp pode ser baixado e utilizado nos mais diferentes dispositivos móveis e, recentemente, lançou uma versão Web, onde os usuários podem acessar todo o conteúdo através do PC. Oficialmente, o Telegram oferece suporte para Android e iOS, mas existem aplicações desenvolvidas por terceiros para Windows, Mac e Linux, além de uma versão web que pode ser acessada a qualquer instante.
Aqui é onde o WhatsApp leva imensa vantagem e, provavelmente este é o principal motivo da “não popularização” do Telegram no Brasil. Por ter chegado primeiro, o WhatsApp está mais bem difundido, presente em inúmeros smartphones brasileiros, enquanto o Telegram ainda tem um longo caminho para percorrer e se tornar uma real “ameaça” ao app do Facebook.
Como foi visto, cada uma das aplicações possui suas vantagens e desvantagens que acabam deixando a disputa empatada. O fato do WhatsApp possuir mais usuários é vantagem para os que o utilizam, e não algo a favor do app em si, então não podemos colocá-lo muito à frente do Telegram por isso.
Vale lembrar também que existem outros aplicativos fortes no mercado e que também tentam tomar esse “monopólio” do WhatsApp, como é possível ver em outro comparativo que fizemos. No mais, o melhor é testar cada um deles e ver qual se adapta melhor às suas necessidades.
Não deixe de conferir aplicativos de chat para Android.
No results available
ResetSem resultados
Reset