"No início deste ano o aplicativo foi anunciado como gratuito, a taxa de um dólar por ano passa a não existir mais, veja o que muda com isso."
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Se você baixou o WhatsApp há mais de um ano deve ter se deparado com um aviso que informa que o aplicativo terá o custo de US$ 0,99 dólares por ano, algo em torno de R$ 4,00 reais no Brasil.
Bom, mas a verdade é que algumas vezes tinhamos o aplicativo bloqueado por não pagar essa taxa, seja por esquecimento. seja pela falta de acesso aos fundos do Google Play por não possuir um cartão de crédito. Vendo que esse modelo de negócio não funcionou, o WhatsApp declarou no início deste ano que não vai mais cobrar essa taxa, ou seja, o aplicativo passa a ser totalmente gratuito. Mas o que muda com isso?
Com essa decisão da empresa você deve estar se questionando: se o WhatsApp não vai mais cobrar nada de seus usuários, então como ele vão continuar faturando? Será que o aplicativo terá anúncios? A resposta dada pela própria empresa na ocasião da declaração da gratuidade do programa é a de que não, o WhatsApp não terá anúncios. Isso já é uma ótima notícia para muitos usuários que já tinham pesadelos com propagandas interrompendo conversas.
Mas, o dinheiro do WhatsApp virá de outra maneira. A empresa declarou que vai sim fechar parcerias com outras empresas, mas que essas parcerias serão para que os usuários possam se comunicar com elas através do aplicativo.
Ou seja, os usuários poderão se comunicar, por exemplo, via WhatsApp com uma empresa aérea, caso seu voo esteja atrasado, ou falar com seu banco. É algo um pouco parecido com o suporte que algumas empresas já oferecem via SMS ou chat telefônico. A maneira de o aplicativo faturar com isso, será cobrando taxa das empresas por esse serviço
A expectativa é a de que esse serviço comece a ser testado ainda nesse ano pelo WhatsApp, mas a parte negativa acaba na mão de aplicativos que já fazem esse tipo de serviço a grandes empresas e que podem se prejudicar com isso, afinal, o número de usuários do WhatsApp já chega a 1 bilhão de contas ativas no mundo.
Caso você tenha realmente pago em dia seu WhatsApp, ou mesmo fechado aqueles pacotes que garantem promoções por mais de um ano, como os que cobram cerca de nove reais por cinco anos, você pode tentar pedir seu reembolso.
No Google Play, quando você compra um aplicativo e desiste de usá-lo ou se arrepende de sua compra, você tem até dois dias para pedir seu dinheiro de volta. Basta clicar no ícone “Minha conta”, depois em “histórico de pedidos” e finalmente em “reembolso”, depois desinstalar o aplicativo que você não quer mais.
Porém, nos casos de aplicativos que já tenham sido adquiridos a mais de dois dias, como é o caso do WhatsApp, o Google Play faz a orientação do contato direto com o desenvolvedor do app, no caso o desenvolvedor do WhatsApp. Para fazer esse contato, vá a área de Suporte ao produto do WhatsApp e faça esse pedido.
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