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Startup Piauiense, Glix alcança 11 milhões de anúncios

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Por Romulo Vercosa
12 de fevereiro de 2014

"Startup usa buscas verticais para facilitar a vida de anunciantes e compradores."

Com mais de um milhão em visitas, a startup piauiense Glix, desenvolvida pelos sócios André Alencar e Fábio Cordeiro, alcançou no início de 2014 a marca de 11 milhões de anúncios. O objetivo é o de consolidá-la como ferramenta de busca para os segmentos automotivo, de imóveis e emprego, em todo o Brasil e mais 9 países, entre eles EUA, Inglaterra, Canadá e Espanha.

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A exemplo dos classificados tradicionais, o Glix funciona como veículo de divulgação. As informações encontradas são de anúncios já publicados na Web, significa que o Glix não funciona como intermediário ou atravessador. A startup é tão somente um ambiente virtual que visa facilitar a vida dos futuros proprietários, assim como dos anunciantes.

Por meio da chamada busca ontológica, é possível consultar os principais sites de anúncios e classificados em segundos, encontrando sempre a melhor oferta. O cientista da computação Fábio Cordeiro explica que, na prática, uma ontologia de?ne um conjunto de termos, que serão utilizados para formular consultas.

Suponha que a pessoa esteja interessada em alugar uma casa na cidade de Curitiba. Se este fizer uma pesquisa usando a expressão “casas para alugar em curitiba”, o buscador fornecerá como resultado, todos os anúncios cadastrados na internet relacionados aos termos empregados.

Resultados com maior incidência e relevância dos termos procurados serão exibidos nos primeiros lugares. Eles são compostos por páginas de fornecedores, revendedores e anunciantes – proprietários particulares que fazem ofertas de produto ou serviço pela Internet – semelhante aos tradicionais classificados de jornais e revistas.

A busca é vertical e geolocalizada, o que significa que além de seletiva, a pesquisa retorna resultados dentro de uma região específica, no exemplo acima, Curitiba, e cidades vizinhas – Pinhais, Campo Magro e Araucária.

Se isto lhe parece familiar é porque você deve ter usado o Google – Bing ou Yahoo – para realizar uma pesquisa com base na combinação de palavras. O Glix usa dos mesmos princípios semânticos empregados nos atuais buscadores Web, para criar as regras de combinação entre os termos e seus relacionamentos.

A informação é dada com signi?cado explícito, tornando mais fácil para o buscador processar e integrar informações disponíveis na rede automaticamente. No Glix, esta verticalização é usada para recuperar informações de catálogos de produtos on-line, o que possibilita uma pesquisa contextualizada nas fontes acessadas.

André Alencar explica que uma das tecnologias usadas na startup é a Apache Lucene, uma biblioteca de busca desenvolvida em Java pela Apache Software Foundation, e que permite retornar resultados com uma média de 95GB/hora, com requerimento de 1Mb de alocação de memória.

Para garantir velocidade os desenvolvedores, André e Fábio, optaram pelo Django, um framework de alto nível escrito em Python. O resultado desta combinação de tecnologias se traduz num sistema de buscas que indexa atualmente 100 mil anúncios por dia.

Os sócios esperam que a iniciativa sensibilize empreendedores no Piauí à superarem obstáculos, tornado-se figuras centrais no processo de inovação. Ao investir cada vez mais em ideias originais, as empresas piauienses descobrirão formas de se sobressair e alcançar novos mercados.

No caso do Glix, o papel de aceleradora deste processo coube ao site ZIGG Downloads. Há 10 anos no mercado, o site especializados em downloads ofereceu apoio e capital semente, além de auxiliar a startup na sua estratégia de inovação.

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