"Antes de levar seu HD para o suporte técnico, execute alguns procedimentos básicos que podem resolver o problema e economizar dinheiro."
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Cedo ou tarde quase todo usuário de Mac passa por um problema relacionado ao disco rígido do computador. O Mac pode parar durante a inicialização, os programas travam e arquivos ficam corrompidos.
Felizmente, se você passar por algum desses problemas, há várias soluçoes para diagnosticar o problema e até mesmo repará-lo.
Problemas lógicos
Vários defeitos no HD são resultados de problemas lógicos como erros na estruturação de arquivos ocultos relacionados a variados softwares. Os sintomas variam para cada tipo de programa que deixa de funcionar ou exibe mensagens de erro. Para resolver problemas de lógica como esses, tente o seguinte:
Libere espaço em disco
Quando o disco rígido estiver abarrotado, o desempenho do computador cairá dramaticamente. No Finder, selecione o disco, vá ao menu Arquivo, Obter Informações. Se o espaço disponível for menor que 10 GB, será necessário excluir alguns arquivos imediatamente (ou movê-los para alguma unidade de disco óptico) para deixar o Mac OS X respirar.
Reparar permissões do disco
Vários utilitários podem verificar e reparar erros de diretório, arquivos corrompidos e outros problemas lógicos. O Utilitário de Disco é um deles, mas existem outrios com recursos mais avançados como o DiskWarrior, que custa 100 dólares, o Genius Drive 2, de 99 dólares e o TechTool Pro de 98 dólares.
Abra o Utilitário de Disco (em Aplicativos / Utilitários), selecione um disco ou volume na lista da esquerda e clique em Verificar Disco. O Mac OS X fará uma verificação completa no HD em busca de falhas. Clique em Reparar para corrigir os problemas apontados.
Independente de qual programa for usado, é recomendado iniciar o utilitário a partir de outra unidade. No caso do Utilitário de Disco, ele pode ser iniciado por meio do DVD de instalação do Mac OS X quando o computador for ligado.
Verifique o hardware
Se nenhuma das etapas acima resolver seu problema, o feito pode estar relacionado ao hardware.
Verifique os cabos
Confira se os cabos do seu HD (USB, FireWire ou eSata), e o de fornecimento de energia (se houver), estão conectados firmemente tanto no computador quanto no próprio dispositivo.
Tente outra porta
Se os cabos estiverem ligados corretamente, conecte-os em outra porta. Se a unidade possuir outra interface (USB, FireWire, etc) vale fazer a troca para checar se o problema é resolvido. Conecte-o em outro computador para identificar se o problema é do próprio HD ou do Macintosh.
Verifique a fonte de alimentação
Depois de ligar o computador, o disco rígido deve fazer algum ruído de funcionamento ou alguma luz deve acender (se houver). Se nada disso acontecer, o problema tem a ver com o fornecimento de energia.
Se você suspeitar que esse é o seu problema, entre em contato com o fabricante de sua fonte. A empresa pode substituí-la sem custos adicionais (caso ainda esteja na garantia).
Recupere seus dados
A última alternativa para recuperar suas informações do HD, caso nenhum desses procedimentos tenha funcionado, será por meio de um programa recuperação de dados digitais, como o Data Rescue 3, da Prosoft Engineering, que custa 99 dólares. Se isso também não funcionar, a alternativa será procurar um serviço especializado de recuperação de dados.
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