Por que o algoritmo do Google é tão importante?

"O serviço de buscas do Google recebe mais tráfego do que qualquer outro site da Web. Qual é exatamente o algoritmo secreto da empresa?"

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Por Jean Carlos
19 jun, 2009

4 minutos de leitura

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Encontrar informação útil na World Wide Web é algo que muitos de nós consideram natural. De acordo com a Netcraft, uma empresa de pesquisa de Internet, existem atualmente cerca de 150 milhões de sites ativos na Internet. A tarefa de vasculhá-los em busca de informações úteis é monumental. É por isso que os serviços de busca usam algoritmos – instruções matemáticas que informam aos computadores como realizar as tarefas que lhes são atribuídas.

 

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O algoritmo do Google faz esse trabalho por você, conduzindo buscas em páginas da Web que contenham os termos de busca que você empregou e depois classificando a relevância dos retornos de acordo com diversos fatores, incluindo o número de vezes que o termo de busca aparece na página. As páginas que recebem classificação mais elevada surgem nas posições mais elevadas da página de resultados de busca (SERP) do Google, o que significa que os links que melhor atendem à pesquisa são os que surgem em posições mais elevadas na página do Google.

Para os administradores de páginas da Web, uma posição de destaque nos retornos do Google pode resultar em grande alta de tráfego e visibilidade. Em 2007, o Google superou a Microsoft e se tornou o site mais visitado da Web [fonte: The San Francisco Chronicle (em inglês)]. Com tamanho tráfego, obter um bom lugar em uma SERP do Google pode significar um grande estímulo ao número de visitantes recebidos pelo site.

Você conhece o ODP?

O Open Directory Project (ODP) é uma lista de sites mantida por uma grande equipe de colaboradores voluntários. Cada voluntário supervisiona uma categoria e, juntos, eles criam e categorizam uma lista imensa e abrangente. Como são pessoas reais que avaliam e categorizam cada página da lista, serviços de busca como o Google usam o ODP como banco de dados para resultado de buscas. Conseguir que um site seja incluído no ODP muitas vezes significa que ele será incluído nos retornos de busca do Google.  

A função de busca por palavras de referência do Google se assemelha à de outros serviços de busca. Programas automatizados conhecidos como spiders ou crawlers percorrem a Web, saltando de link em link e construindo uma página de índice que inclui determinados termos de busca. O Google consulta esse índice quando um usuário executa uma busca. O serviço de busca cria uma lista de páginas que contenha os termos de busca digitados pelo usuários. Os spiders do Google também podem ter funções mais avançadas, como a capacidade de determinar a diferença entre páginas da Web que ofereçam conteúdo real e páginas de redirecionamento – páginas que existem apenas para conduzir tráfego a um outro site.

A colocação dos termos de busca afeta a maneira pela qual o Google localiza sites. O Google procura por termos de busca em todas as páginas, mas algumas seções são mais importantes do que outras. Por exemplo, incluir o termo de busca no título da página é uma boa idéia. O Google também procura pelos termos de busca entre os cabeçalhos de um site. Os cabeçalhos variam de tamanho e os termos de busca em cabeçalhos maiores têm valor superior aos de cabeçalhos menores. A dispersão de termos de busca também é importante. Os webmasters devem evitar o uso excessivo dos termos de busca desejados, mas muita gente recomenda que eles sejam repetidos regularmente ao longo de uma página.

O sistema PageRank do Google

A característica mais importante do algoritmo do Google talvez seja o sistema PageRank, um processo automatizado patenteado que determina em que posição cada resultado de busca surge na página de retorno do serviço de buscas do Google. A maioria dos usuários tende a se concentrar nos primeiros resultados, de modo que obter uma posição no topo da lista, geralmente, quer dizer mais tráfego de internautas.

 

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Assim, de que maneira o Google determina a posição dos resultados de busca? Muita gente tentou descobrir a fórmula exata, mas o Google mantém segredo sobre o algoritmo oficial. Veja a seguir o que se sabe a respeito do assunto.

  • O PageRank assina uma posição ou nota a cada resultado de busca. Quanto maior a nota, mais alta sua posição na lista de resultados.
  • As notas são determinadas, em parte, pelo número de outras páginas de Web com links para a página visada. Cada link é contado como um voto para a página. A lógica que justifica esse método é que páginas com conteúdo de qualidade atrairão mais links que páginas medíocres.
  • Nem todos os votos tem o mesmo valor. Os votos de páginas de alta popularidade na Web contam mais do que os votos de sites de baixa popularidade. Não se pode melhorar a posição de uma página nos retornos de busca simplesmente criando uma série de sites vazios contendo apenas links para essa página.
  • Quanto mais links uma página de Web oferece, mais diluído seu poder de votação. Em outras palavras, se uma página de alta popularidade oferece links para centenas de outras páginas, cada voto individual não contará tanto quanto o faria se a página oferecesse links para apenas alguns poucos sites.
  • Outros fatores que podem afetar a nota incluem o tempo de operação do site; a força de seu nome de domínio; onde e como os termos de busca surgem no site; e a idade dos links que conduzem ao site e dele a outras páginas. O Google tende a conferir valor maior a sites de maior durabilidade.
  • Algumas pessoas alegam que o Google emprega um grupo de avaliadores para estudar os resultados de busca e que essas pessoas vasculham os retornos e escolhem os links mais interessantes. O Google nega e diz que, embora empregue uma rede de colaboradores para testar fórmulas de busca atualizadas, não são as pessoas que selecionam e avaliam os resultados de busca.

A estratégia do Google funciona bem. Ao se concentrar nos links que conduzem a uma página ou nos links que essa página oferece para outros sites, o serviço de busca consegue organizar resultados de maneira útil. Embora haja alguns truques que os webmasters podem utilizar para melhorar a posição de seus sites nos retornos do Google, a melhor maneira de obter uma posição forte é oferecer conteúdo consistente e de alta qualidade, que incentive outras pessoas a instalar links para o site em suas páginas.

O amor (do Google) não está à venda

O Google afirma que não vende posições preferenciais nos seus retornos de busca. Todos os sites que o usuário encontra em uma SERP do Google estão lá por decisão do sistema PageRank. O Google vende espaço para links patrocinados acima e ao lado dos resultados de busca, mas usa boxes e bordas de cores diferentes a fim de alertar os usuários quanto à diferença entre os resultados normais de busca e os links patrocinados.

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