2 minutos de leitura

Por que o acesso a mais informações nos torna menos inteligentes?

4ae73c9
Por Redacao - Zigg
28 de novembro de 2022

"Novas pesquisas indicam que ter acesso à Internet e ver um dilúvio de informações está, na verdade, nos tornando menos inteligentes."

O acesso a mais informações é uma das maiores transformações trazidas pela revolução tecnológica. Isto porque introduziu o conceito de “sociedade da informação”. O lamentável desse fenômeno é que grande parte da sociedade não foi enriquecida por esse avanço tecnológico. Pelo contrário, as pessoas mostram seriamente deterioração em seus processos mentais.

Fazer parte da era da informação e do conhecimento não significa apenas saber usar um computador ou um smartphone. Quando não há inteligência por trás do manuseio de tais dispositivos, são os outras coisas que conduzem a inteligência de uma pessoa.

O mais paradoxal é que há muita informação disponível e muitas pessoas realmente acreditam que estão mais bem informadas. Eles acham que realmente sabem muito sobre vários tópicos só porque podem ler um pouco disso ou daquilo na internet e papaguear quando entram em uma discussão.

Infelizmente, poucas pessoas se preocupam com a veracidade das informações às quais têm acesso.

“A verdadeira genialidade está na capacidade de avaliar informações incertas, perigosas e contraditórias.

-Winston Churchill-

World Wide Web

A Internet não é apenas uma rede repleta de informação e comunicação, mas também cultura de massa. Por conta disso, está repleto de informações irrelevantes que são constantemente cuspidas no “atendimento” dos usuários. O volume de dados é tão grande que parece quase impossível distingui-los. Assim, nós os aceitamos como são.

Temos acesso a praticamente qualquer coisa na internet. Se estivermos tentando provar que “o diabo existe”, haverá pelo menos 150.000 resultados de pesquisa que suportam essa “verdade”. Há investigações, depoimentos ou provas para quase tudo, embora muitas delas careçam de validade.

Para toda a glória da Internet, o que está acontecendo é que ela está gradualmente se tornando um espaço de distração, não de informações totalmente corretas. Assim, a informação deixa de ter o filtro de verdade que existia antes. Sim, há mais informações agora, mas o preocupante é que muitas delas são falsas e projetadas para distrair a comunidade da realidade.

Informação, Conhecimento e Sabedoria

Boas informações são os dados que são a base a partir da qual você pode realmente obter o verdadeiro conhecimento. No entanto, quando há mais informações de baixa qualidade, as pessoas as deturpam. Assim, dados falsos levam a falsos conhecimentos e, por motivos óbvios, a falsas consciências. Isso é exatamente o que está acontecendo com grandes segmentos da sociedade.

Por esta razão, a sabedoria é cada vez mais escassa no mundo de hoje. Isso porque precisa de conscientização e ética como base construída sobre conhecimentos e informações relevantes.

A sabedoria não está presente onde há mais informação, mas quando o bom é filtrado do ruim. A boa informação leva a um conhecimento mais profundo e nos permite compreender a essência das coisas.

O que temos acesso hoje, em grande parte, é uma abordagem superficial de diferentes realidades. Por exemplo, a mente passa rapidamente pela informação, mas não a analisa nem a critica. As pessoas realizam várias tarefas ao mesmo tempo e esquecem o que aprendem, então permitem que outras pessoas analisem as informações para elas. Dessa forma, eles são informados prontamente quais são seus valores e prioridades.

Mais informação e menos inteligência

Hoje há mais informação, mas de alguma forma isso cria pessoas menos inteligentes. Isso se deve em grande parte à atitude que nutre o mundo virtual. A paciência é agora uma virtude exótica, e as pessoas raramente pensam nisso porque leva muito tempo que elas precisam para olhar fotos de gatinhos fofos, digamos. Portanto, o aprendizado apressado não pode levar à sabedoria.

Indivíduos sábios concentram seu olhar em enigmas e não procuram respostas na Wikipedia. Gostam de observar, analisar e refletir. A maioria das pessoas não quer entrar nos labirintos dos grandes mistérios e fazer perguntas. Eles basicamente querem encontrar a receita, a fórmula aplicável, a lista numerada e os dados necessários.

Aumentar a conscientização não é mais importante para muitos. Isso ocorre porque a maioria das pessoas está muito ocupada o tempo todo. Eles não pensam mais, mas apenas dizem e agem.

 

Comentários