2 minutos de leitura
"Os olhos devem estar olhando para a estrada, as mãos devem estar sobre o volante e a atenção deve estar na direção do carro, seja um Fiat Uno ou qualquer outro veículo. Esses são os conselhos que todo motorista deve levar sempre em consideração."
Índice
ToggleNo entanto, existem hábitos imprudentes, produto do avanço da tecnologia.
As estatísticas falam por si só, refletindo sobre a moda e a imprudência e a consequência disso, que é sempre uma tragédia. Esse péssimo hábito moderno chama-se ‘selfie’. É muito importante destacar que as selfies não são perigosas, mas sim o momento em que são feitas. Definitivamente dirigir, por exemplo, um Fiat Uno usado e tirar uma selfie ao mesmo tempo, é uma ação por demais perigosa.
O que é exatamente uma selfie e qual é o motivo de ser uma ação perigosa? Em primeiro lugar, uma selfie nada mais é do que um autorretrato feito com o telefone celular para subir nas redes sociais, mostrando o que a gente faz no dia a dia. Os jovens, por exemplo, costumam tirar selfies junto ao Uno usado, para mostrar que possuem um carro.
Mas o risco acontece quando essa mesma selfie é feita enquanto esse jovem está dirigindo esse Fiat Uno usado! Agora bem, por que motivo as selfies se tornaram tão populares? É difícil de explicar esse fenômeno. No entanto, justamente a popularidade que as redes sociais como Instagram e Facebook ganharam ao longo destes últimos anos tornaram as selfies algo “viral”, ou seja, alguém publica uma selfie especial e essa imagem se reproduz na internet com uma velocidade incrível.
O perigo aparece quando se tira uma selfie em situações que podem gerar enorme risco como, por exemplo, dirigir carros usados Fiat Uno e ao mesmo tempo tirar um autorretrato com o telefone celular para compartilhar com os contatos de Facebook. Essa ação é de uma imprudência enorme, pois coloca em risco não só a vida do motorista, mas também de todos os passageiros dentro do veículo e das pessoas que estão por perto, tanto na rua quanto na calçada.
Segundo pesquisas recentes, mais de três mil mortes acontecem todo ano por causa de uma direção distraída. Inclusive, a National Highway Traffic Safety Administration (que é a Administração Nacional de Segurança nas Autopistas nos Estados Unidos), o motivo principal de mortes de adolescentes são os acidentes automobilísticos.
São justamente os adolescentes, que dirigem por exemplo Uno usados, aqueles que fazem uso da prática de tirar selfies enquanto estão dirigindo! Assim sendo, eles setornam automaticamente motoristas de alto risco.
Infelizmente é muito comum ver nas redes sociais autorretratos de jovens dirigindo, com hashtags do tipo #drivingselfie, #selfiedirigindo, #selfiesnocarro. Os jovens são conscientes do perigo, mas a sedução que as redes sociais e a exposição provocam parece ser mais forte do que a consciência.
Para entender melhor o perigo: tirar uma selfie enquanto se está dirigindo, ou marcar um número no celular para falar com alguém ou enviar uma mensagem de texto, cada uma dessas ações pode levar entre 15 e 20 segundos, tempo suficiente para percorrer quase 450 metros de carro, dirigindo às cegas. Dá para entender o risco e as consequências disso?
Essa moda, esse hábito de tirar selfies não só dirigindo, mas também em diversas situações de perigo, provocam muitas mortes a cada ano. Em diversos países ao redor do mundo já começaram a criar ‘lugares proibidos para tirar selfies’, com o intuito de diminuir a quantidade de mortes.
Alguns desses lugares proibidos são:
Os topos das montanhas
O topo de prédios altos
Na beira de precipícios
Recentemente, um jovem morreu em um Parque nacional nos Estados Unidos, caindo de uma altura de 250 metros, quando tentava tirar uma selfie. E uma moça caiu de uma ponte de 150 metros de altura, quando tentava tirar uma selfie pendurada do lado de fora da ponte.
Definitivamente os jovens não medem as consequências dessas atitudes que consideram ‘modernas’. Arriscam a própria vida por uma selfie!
No results available
ResetSem resultados
Reset