"GForce publica em seu blog oficial o seu lema sobre a privacidade do usuário"
2 minutos de leitura
0
No dia Internacional da privacidade de dados (27 de janeiro), o Google lançou no seu Blog brasileiro um comunicado sobre as políticas da empresa e sobre a sua ideologia à respeito de privacidade de dados e respeito aos usuários.
O Blog fez uma lista de 5 tópicos sobre o que afirma ser a ideologia da empresa sobre privacidade e os deveres básicos da companhia. Antes de falar sobre o conteúdo das declarações do Google, é importante teorizar do porque elas foram feitas para começo de conversa.
Para quem não sabe, no começo de dezembro do ano passado o CEO do Google Eric Schmidt fez declarações um tanto polêmicas, por assim dizer, sobre a privacidade dos usuários dos serviços da Gforce. Quando questionado sobre como os serviços oferecidos pelo Google (especialmente os que usam GPS) feriam a privacidade do usuário, Schmidt disparou: “Se há alguma coisa que não quer que ninguém saiba, você não deveria estar fazendo isso, em primeiro lugar”. E ainda alegou que a lei patriota americana, assinada por George W. Bush depois dos ataques de 11 de setembro, pode obrigar o Google a fornecer informações pessoais sobre o usuário às autoridades americanas.
Não é preciso dizer que as declarações não repercutiram bem e arrancaram declarações felinas inclusive do diretor da fundação Mozilla, responsável pelo parceiro de longa data Firefox, ele recomendou que os usuários do Google migrassem para o Bing, esse mesmo, o site de buscas da Microsoft.
Depois de tudo isso, fica mais fácil entender porque da necessidade do Google de reforçar sua crença na privacidade (talvez só da boca pra fora, mas ainda assim, tiveram o trabalho de fazer a declaração). A quem interessar aqui estão os 5 mandamentos, copiados Ipsis Litteris do blog do Google. Os Google maníacos já podem até repetir como um mantra:
1. Usar a informação para oferecer produtos e serviços de valor para os usuários.
“Foco em oferecer a melhor experiência ao usuário” é a primeira verdade da filosofia do Google. Quando os usuários compartilham informações conosco, podemos construir produtos e serviços de valor para eles. Acreditamos que o foco no usuário promove o desenvolvimento tanto de produtos como de recursos de aprimoramento de privacidade, os quais impulsionam a inovação e constroem uma audiência fiel dos usuários on-line.
2. Desenvolver produtos que reflitam práticas e padrões de privacidade robustos.
Nossa ambição é estar no topo da tecnologia, incluindo o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem os usuários a gerenciar suas informações pessoais de forma simples, acessível e sem prejudicar a experiência do usuário. Obedecemos às leis de privacidade e, além disso, trabalhamos internamente com agências regulatórias e parceiros da indústria para desenvolver e implementar padrões robustos de privacidade.
3. Tornar transparente a coleta de informações pessoais.
Trabalhamos arduamente para disponibilizar aos usuários a informação que utilizamos para personalizar nossos serviços. Quando relevante, nosso objetivo é ser transparente sobre as informações individuais que temos sobre os usuários e como as usamos para oferecer nossos serviços.
4. Dar aos usuários a escolha de proteger sua privacidade.
As pessoas tem diferentes preocupações e necessidades no que se refere a privacidade. Para atender uma gama maior de nossos usuários, o Google se esforça para oferecer escolhas significativas e detalhadas sobre o uso das informações pessoais. Acreditamos que esse tipo de informação deve ser acessível ao usuário e estamos comprometidos a construir produtos que permitam que os usuários exportem suas informações pessoas para outros serviços. Não vendemos informações pessoais dos usuários.
5. Ser o principal responsável pela informação que mantemos.
Reconhecemos nossa responsabilidade de proteger os dados dos usuários que nos são confiados. Levamos muito a sério as questões de segurança e trabalhamos, juntamente com uma comunidade grande de usuários, desenvolvedores e especialistas externos em segurança, para tornar a Internet mais segura e protegida.
No results available
ResetSem resultados
Reset