2 minutos de leitura
"Caso do Orkut Ouro é um alerta sobre os riscos do roubo de identidades na rede social"
Imagine se você tivesse acesso a uma conta especial onde seria possível acessar álbuns bloqueados por usuários, comunidades que exigem filiação sem ter de passar pelo processo e ainda burlar qualquer tipo semelhante de limitação? Trata-se do Orkut Ouro, uma conta especial para usuários da rede social que lhes dá uma liberdade semelhante a possuída pelos editores do site.
Legal né? Seria se não fosse mentira! Mensagem anunciando tais vantagens originou-se de uma brincadeira e ganhou ares de coisa séria, nesta última quinta-feira (11/01). O que se originou num blog e em seguida espalhou-se como um vírus pelo Twitter, é na verdade uma falsa mensagem que prometia as vantagens mencionadas àqueles que passassem a senha do Orkut por e-mail para certo endereço eletrônico.
Inclusive, o próprio Google confirmou tratar-se de uma mensagem falsa e alertou seus usuários sobre a política de privacidade na qual todos os seus serviços estão baseados. A empresa diz não enviar mensagens com este tipo de conteúdo e que qualquer promoção ou novidade a cerca do Orkut é divulgado na página principal do perfil do próprio usuário. Além disso, todos os serviços da companhia são gratuitos e que tomará as medidas cabíveis para resolver o problema.
Embora a falsa mensagem não tenha passado de uma brincadeira é possível notar que ela segue o mesmo padrão de tentativas clássicas de golpes na internet, onde a vítima é coagida a fornecer informações pessoais em troca de algum benefício em serviço no qual possua cadastro. Por mais simples e comuns que possam ser, e apesar da ampla propaganda em rede, alertando sobre os riscos destas “promoções”, o número de usuários que ainda caem neste tipo de golpe assusta.
No caso do Orkut Ouro o máximo que poderia ter acontecido seria a apropriação indevida por parte do autor da brincadeira de login e senhas de terceiros certo? Sim, mas em partes. Não se pode prever que desdobramentos resultariam do acesso ilegal de informações, dados e imagens de caráter pessoal, sem consentimento. As vítimas poderiam ter sua imagem na rede social manchada pelo uso de seus perfis em brincadeiras de mau gosto ou serem associadas judicialmente por ameaças, pela divulgação de conteúdo impróprio ou mesmo a associação com grupos criminosos.
Imagine se um belo dia você recebe uma notificação do Orkut informando que sua conta será desativada por indícios de atividade ilegal. Em seguida você é notificado pela Polícia Federal e convidado a prestar esclarecimentos sobre sua suposta participação numa comunidade investigada por suas atividades envolvendo atos violentos contra negros, judeus, homo afetivos ou qualquer minoria étnica ou religiosa. É possível que você não tenha culpa nenhuma, mas se o membro de uma destas comunidades usou seu perfil para este fim, então adivinhe quem eles irão responsabilizar?
Caso desconfie que alguém anda usando sua conta sem permissão, a solução é denunciar o roubo de identidade. Segundo a administração do Orkut, para registrar uma reclamação, você deverá demonstrar que é a pessoa que teve a identidade falsificada. Para ser considerado “roubo de identidade”, é preciso que o nome do perfil corresponda (ou seja muito semelhante) ao seu nome juridicamente válido.
Para agilizar o processo de solicitação, você deverá incluir no formulário on-line (fornecido no link abaixo):
Se você puder fornecer todos os requisitos apresentados acima, e se você tem um perfil do orkut, preencha este formulário de roubo de identidade para usuários do orkut.
Se você puder fornecer todos os requisitos apresentados acima, mas você NÃO TEM um perfil do orkut, preencha este formulário de roubo de identidade para não-usuários do orkut.
A administração do Orkut deixa claro ainda que não toma nenhuma atitude diante das seguintes circunstâncias:
No results available
ResetSem resultados
Reset