2 minutos de leitura

O Twitter é mesmo útil para você?

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
12 de junho de 2013

"Descubra em 3 passos se o tempo que você investe no microblog vale a pena."

53bae51a1679b53e7425a72ccaa22cb8 twitter fail whale 6Ld01MZDiga com toda sinceridade, o que você acha do Twitter? O microblog, que é febre na internet brasileira, embora já tenha ultrapassado a marca de 10 bilhões de tweets, 90% do seu conteúdo é produzido por apenas 10% dos usuários. Significa que dos bilhões acima, a imensa maioria é formada por perfis inativos, ou com participação quase nula.    

Porque isso acontece? Bem existem várias teorias e especialistas em diversas áreas da comunicação têm debatido calorosamente sobre cada uma delas. A idéia mais aceita é que esse domínio do Twitter por uma minoria responsável por agrupar milhares de seguidores e ditar o conteúdo no microblog funcione para repelir os novos membros, que ainda não entendem direito como se dá o uso de hashtags.

Elementos específicos do Twitter e que inexistem em outros serviços, as hashtags, assim como mensagens diretas e outras ações inibem os novatos, não acostumados com aquela quantidade absurda de informação. Embora estejamos falando de posts de apenas 140 caracteres, é notório que muitos usuários são capazes de twittar dúzias de mensagens ao dia, de forma indiscriminada, o que gera um volume assustador de informação.

Twitter: ferramenta comercial ou rede social?

Nenhuma rede social até então trabalhou com essa quantidade absurda de informação, pelo menos não de maneira tão rápida. Lidar com isto torna-se ainda mais complicado se o usuário não tem uma idéia do que conseguir com o Twitter. A ferramenta já se mostrou de grande utilidade para a criação de vínculos profissionais, para troca de informações entre consumidores e fornecedores, assim como canal de divulgação para determinada marca ou produto. Mas apenas uma minoria tem essa visão.

No geral, as pessoas usam o Twitter como uma simples ferramenta de conversação entre amigos, de modo semelhante ao que acontece com o MSN e o Orkut, duas das ferramentas sociais mais usadas pelos brasileiros. Não que isto esteja errado, afinal, em sua concepção inicial o microblog foi concebido para funcionar exatamente desta forma.

O problema, é que diferente das duas redes citadas, o Twitter é muito simples. Ele não oferece muitas opções de customização. Não permite a inclusão direta de imagens, vídeos ou som; e ainda limita as mensagens em apenas 140 caracteres. Fica fácil entender o porque daqueles usuários que vêem a ferramenta apenas como mais uma rede social o abandonarem depois de algum tempo. Falta ao Twitter algo que lhes prenda atenção?

A resposta a essa pergunta é sim e não. Sim, porque de fato, se comparado a outras redes o microblog é simples. Não, porque ele foi pensado desta maneira, uma forma simples de informar seus contatos sobre o que você esta fazendo. Nem mais, nem menos. O “boom” atraiu milhões de pessoas, curiosas em saber o porquê se fala tanto do Twitter, mas que se decepcionaram por não encontrar nele os elementos visuais que tanto chamam atenção no Orkut, por exemplo.       

3 Passos para avaliar o Twitter

Matthew Cornell, autor e especialista em produtividade elaborou três passos para decidir se o Twitter – ou qualquer outro site de networking – é útil e vale o tempo que se investe nele:

Passo 1
Determine, com detalhes, o que você quer obter do site.

Passo 2
Defina um intervalo de tempo durante o qual você irá experimentar o site e desenvolver um método claro de medir seu progresso. Por exemplo, Cornell diz que ele tentaria acompanhar quantas pessoas entraram em contato com ele via @reply no período de um mês.

Passo 3
Avalie seu sucesso e determine se o tempo que você dedicou ao site vale o retorno que obteve.

Segundo Cornell fazer este tipo de avaliação é extremamente importante. A partir dos resultados obtidos, o usuário será capaz de descobrir se o uso feito por ele do serviço de microblog esta sendo útil ou se o mesmo apenas consome tempo, que eventualmente poderia ser dedicado a outras atividades.   

E você, que uso faz do Twitter? Respostas nos comentários.

Comentários