"O spyware é usado por todos, desde grandes países até namorados invejosos, para coletar informações clandestinamente e monitorar a atividade das pessoas sem seu conhecimento."
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleAqui está o que você precisa saber sobre essa forma invasiva e assustadora de malware.
Spyware é uma ampla categoria de malware projetado para observar secretamente a atividade em um dispositivo e enviar essas observações para um espião.
Esses dados podem ser usados ??para rastrear sua atividade online e essas informações podem ser vendidas.
Um spyware também pode ser usado para roubar informações pessoais. Além disso, senhas de contas e números de cartão de crédito, podem ser capturadas, o que pode resultar em roubo de identidade e fraude.
O spyware pode assumir várias formas. Eles incluem:
Adware: esse tipo de spyware observa as atividades online dos usuários e exibe anúncios com base nas informações capturadas. Embora benigno em comparação com outras formas de spyware, o adware pode ter um impacto no desempenho de um dispositivo, além de ser irritante.
Cavalos de Troia: depois de infectar um dispositivo, eles procuram informações confidenciais, como informações de contas bancárias, e as enviam a terceiros que as usam para roubar dinheiro, comprometer contas ou fazer compras fraudulentas. Eles também podem ser usados ??para obter o controle de um computador por meio da instalação de um backdoor ou de um Trojan de acesso remoto (RAT).
Keyloggers: Eles permitem que um malfeitor capture todas as teclas digitadas em seu teclado, incluindo as teclas que você usa quando faz login em suas contas online.
Stalkerware: normalmente é instalado em um telefone móvel para que o proprietário do telefone possa ser rastreado por um terceiro. Por exemplo, durante o julgamento de Joaquín “El Chapo” Guzmán, foi revelado que o traficante instalou spyware nos telefones de sua esposa, colegas e amigas para que pudesse ler suas mensagens de texto, ouvir suas conversas e acompanhar seus movimentos.
Monitores de sistema: eles gravam tudo o que está acontecendo em um dispositivo – desde teclas digitadas, e-mails e diálogos de salas de bate-papo a sites visitados, programas abertos e chamadas telefônicas feitas – e enviam para um espião ou cibercriminoso. Eles também podem monitorar os processos de um sistema e identificar quaisquer vulnerabilidades nele.
O spyware é distribuído de várias maneiras. Uma das mais comuns é fazer com que os usuários cliquem em um link que leva a um site malicioso.
Esses links podem ser em e-mails, mensagens de texto, janelas pop-up em um navegador e anúncios em páginas da web.
Links maliciosos também aparecem nos resultados de pesquisa do Google. Às vezes, você não precisa clicar em um link malicioso para chegar a um site infectado.
Isso é mais comumente feito por meio de um anúncio infectado entregue a sites legítimos por meio de redes de anúncios legítimas – também conhecido como malvertising.
Ocasionalmente, os agentes de ameaças incorporam códigos maliciosos em sites legítimos que podem infectar um visitante apenas ao entrar em uma página.
Muitas infecções de spyware podem ser evitadas pelos usuários. As infecções de spyware ocorrem porque os indivíduos acessam sites desconhecidos.
Eles clicam em um link aleatório, abrem um anexo que não deveriam e se envolvem em práticas inadequadas de segurança cibernética.
Você precisa de segurança extra ao navegar online e os vpn com melhor classificação pode tornar isso possível.
Cuidado também deve ser tomado ao baixar arquivos. Os arquivos só devem ser baixados de sites confiáveis. Se você tiver um bom programa antivírus ou antimalware, ele, em muitos casos, sinalizará downloads infectados.
Certifique-se de que seu software de segurança seja de um fornecedor confiável.
Fique atento se o seu computador parece anormalmente lento ou trava muito.
Se seu navegador ficar superpovoado com janelas pop-up ou você começar a observar atividades suspeitas no disco rígido, seus esforços para evitar spyware podem ter falhado.
Isso significa que você precisará remover a infecção. Remover qualquer tipo de malware manualmente é difícil, mas pode ser ainda mais com spyware.
O malware foi projetado para ser clandestino. Isso significa que ele esconderá sinais indicadores de sua presença, como ícones.
Verificar os recursos do sistema também pode ser um beco sem saída. Os autores de spyware costumam nomear seus arquivos para imitar os nomes de arquivos de sistema reais para ocultar sua identidade.
Há vários programas, alguns deles gratuitos, que podem detectar e remover spywares.
Eles incluem SUPERAntiSpyware, Malwarebytes, Avast Free Antivirus, AVG AntiVirus, Adaware, Trend Micro HouseCall, SpywareBlaster e SpyBot Search & Destroy.
Sem resultados
Reset