3 minutos de leitura
"Voltada para crianças e adolescentes, a Roblox existe desde 2006, mas foi nos últimos cinco anos que viu seu número de usuários crescer de forma assustadora"
Índice
ToggleQuem gosta de games, vira e mexe se depara com um nome novo que, de repente, vira “febre” entre os jogadores. Mas, um fenômeno, em específico, vem chamando a atenção, principalmente entre crianças e adolescentes. É o Roblox, plataforma de games que viu o número de usuários “explodir” nos últimos cinco anos.
Criada em 2006, a plataforma cresceu de forma exponencial durante e após a pandemia, chegando ao patamar dos mais de 150 milhões de usuários ativos. Só para ilustrar o sucesso, superou sistemas já consagrados, como o Minecraft.
Saiba, agora, o que é o Roblox, como jogar e os cuidados de pais e responsáveis sobre a segurança dos jogadores.
Inicialmente, o Roblox é uma plataforma gratuita de jogos 3D que mistura jogabilidade e criação. A data exata em que foi criado ainda não foi definida, pois a plataforma passou por uma série de atualizações.
O que se sabe é que começou a ser desenvolvida em 2004, porém sob o nome de DynaBlocks. No ano seguinte, foi rebatizada para Roblox e disponibilizada como teste. Contudo, seu lançamento oficial só foi mesmo em 2006.
A base é disponível para PC, Xbox One, Android, iOS e MacOS tendo, como um dos diferenciais, a possibilidade de o jogador criar seus jogos ou jogar os de outra pessoa.
Ou seja, não é exatamente um jogo, mas uma plataforma que possibilita criações, assim como o Lego digital. Embora haja uma estrutura básica de jogos, o jogador pode personalizar seus personagens, regras e objetivos.
Como mencionado acima, o Roblox está disponível em diferentes dispositivos. Um dos fatores que garante a sua popularidade é o fato de ser um app leve, que não ocupa tanto espaço ao ser baixado.
Para se ter uma ideia, no computador mesmo, bastam 97 MB de armazenamento disponível, enquanto o hardware exigido é de 1 GB de memória RAM. Já em smartphones, o ideal é que sejam a partir do Android 4.4 ou iOS 8.
Sobre a conexão, a recomendação é de que tenha velocidade de 4 a 8 MB/s, preferencialmente WiFi ou cabeada.
Primeiro, o usuário precisa criar uma conta e, a partir daí, definir se quer jogar naquelas criações já existentes ou formular seu próprio jogo. Para isso, a plataforma disponibiliza ferramentas para que o usuário personalize seu game.
Uma vez que você cria sua conta, a evolução do jogo é compartilhada em qualquer dispositivo que você acesse.
Após a criação da conta, o usuário visualiza uma biblioteca com os games disponíveis e basta clicar em um deles para começar a jogar. Observe que cada game tem suas próprias regras, ainda que não sejam difíceis de absorver.
Lembrando que há a otimização dos games para os diferentes dispositivos, ou seja, controles de videogame, teclado, mouse e telas dos smartphones.
Quando o jogador decide criar o seu próprio jogo, pode contar com o Roblox Studio, ferramenta que viabiliza o desenvolvimento dos mapas e games na plataforma. Gratuita, é simples e intuitiva, ajudando a estruturar o jogo em algumas horas, além de ajudar a criar aventuras mais complexas.
Mesmo que os jogos tenham suas respectivas regras, há um ponto em comum entre eles: a Robux. Trata-se da moeda utilizada para trabalhar nos jogos, que pode ser adquirida pelo usuário em Real.
Esse dinheiro digital tem, como finalidade, ser aplicado em passes (Game Pass), itens de customização e demais benefícios extras. Para quem cria o jogo, os ganhos recebidos pela venda dos passes até podem ser revertidos em dinheiro real.
Há duas formas de ganhar Robux. A primeira delas é comprando as moedas utilizando a nossa moeda Real. A outra é pela assinatura do plano Premium, a partir da qual o usuário recebe Robux mensalmente.
Quem assina o Premium também pode vender itens para outros jogadores, além de ganhar Robux quando passam mais tempo em seus jogos.
Uma das maiores preocupações, tanto dos pais, mães e responsáveis, quanto a própria plataforma é com a segurança. Em primeiro lugar, há o alerta sobre a venda das Robux, uma vez que sites ou pessoas que ofereçam formas de obtê-las por geradores são fraude.
Ainda sobre isso, uma das formas de, também, adquirir Robux é por meio do Cartão Roblox. Trata-se de um sistema de código resgatável que, entretanto, ainda não se encontra disponível no Brasil.
Jogadores brasileiros podem recorrer ao Mercado Livre onde, mais uma vez, precisam se atentar à reputação do vendedor.
Ademais, como a Roblox é uma plataforma desenvolvida para crianças e adolescentes, há alguns cuidados aplicados para a segurança dos jogadores. Quem tem menos de 13 anos, por exemplo, é sujeito a algumas restrições automáticas.
Para exemplificar, não pode investir em Robux. A plataforma também revisa tudo que é criado fora dela, bem como implanta equipes de monitoramento das publicações. Ainda, há filtros que bloqueiam palavras de teor ofensivo.
Além disso, pais, mães e responsáveis devem ter acesso a ferramentas de proteção. Entre elas, histórico de mensagens e tipos de jogos disponíveis na plataforma. Nada que isente, entretanto, de um acompanhamento próximo de como a criança ou adolescente utiliza a Roblox.
No results available
ResetSem resultados
Reset