O desenvolvimento de um portfólio e a divulgação de trabalhos

"Nos dias de hoje, praticamente todo o mundo anda conectado e interligado através da Internet e do meio digital."

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Por Andre Alencar
17 set, 2021

3 minutos de leitura

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Como a maior parte das pessoas está dia e noite conectada em suas redes sociais favoritas, ou até mesmo no YouTube e no Netflix, é necessário que o marketing e a divulgação de produtos, trabalhos e serviços também estejam presentes nesse meio digital.
 

Atualmente, o marketing digital é tão importante que uma empresa ou um profissional que não conta com ferramentas de marketing em suas redes está para trás no mercado de maneira significativa.
 

Pensando neste contexto e na importância de se ter uma divulgação efetiva de seus projetos profissionais e serviços oferecidos, hoje veremos algumas maneiras de divulgar seus serviços no meio digital e também veremos a importância de um portfólio empresarial e exemplos da importância do portfólio no meio digital para divulgar seus produtos.

Por que o marketing digital e o portfólio digital são importantes? 

Como foi visto acima, praticamente todo o mundo anda conectado diariamente à Internet, nos dias de hoje. Isso cria um novo ambiente para divulgação de serviços, produtos, oportunidades e trabalhos.

De acordo com matéria publicada em fevereiro deste ano pela revista Istoé Dinheiro, mais de quatro bilhões de pessoas acessam a Internet mundialmente, o que representa mais de cinquenta por cento da população mundial total.

Além disso, no último ano, este número viu um aumento de 330 milhões de novos usuários, o que representou um aumento de 5% em relação ao total de usuários nos anos anteriores.

Logo, os números falam por si só. O possível alcance para divulgação dentro do meio digital é astronômico, de modo que hoje é essencial que uma empresa ou um profissional esteja engajado no mundo digital.

Contudo, apesar de toda exposição proporcionada pela Internet e pelas redes, o que exatamente colocar em um portfólio digital e como divulgar seus serviços através do marketing digital?

Apesar da importância da seção biográfica de seu portfólio, explicando sua jornada, desejos, paixões e ambições, é recomendado que se dê destaque para experiências passadas e projetos de excelência que foram desenvolvidos ao longo dos anos.

Como estruturar um bom portfólio digital?

De acordo com o blog Simplus Tec, o primeiro passo é identificar qual a função de seu portfólio e quais são os serviços que serão oferecidos por você.

Este primeiro passo é essencial por que, de acordo com os serviços oferecidos e ramo de atuação, o público alvo para seu portfólio irá variar e, com isso, também irão variar as expectativas e padrões de portfólio.

No entanto, existem algumas dicas a serem seguidas que podem lhe direcionar para o desenvolvimento de um portfólio de maneira clara, direta e profissional:

  1. Seja estratégico
  2. Pense na estrutura de seu portfólio
  3. Valorização da imagem
  4. Garantia de informações confiáveis
  5. Organização de acordo com a relevância e importância de trabalhos
  6. Atualize seu portfólio de maneira recorrente

Essas dicas podem parecer simples demais e óbvias, porém, a organização e sequência de trabalhos irá impactar diretamente em seu resultado final.

Muitos recomendam que seja posicionado um trabalho de alta relevância como primeiro item e outro como último item, para que se mantenha na mente dos contratantes ou clientes seus trabalhos mais impactantes.

Além disso, poupe-se de informações desnecessárias e foque naquilo que é essencial para seu sucesso. Afinal, um portfólio extenso não é sinônimo de um portfólio efetivo.

Técnicas de marketing digital para impulsionar sua divulgação

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Agora que seu portfólio foi desenvolvido de maneira direta e objetiva, como exatamente divulgar seus trabalhos e projetos de uma maneira efetiva?

No meio do marketing digital, existem algumas técnicas e estratégias que são tomadas para maximizar sua divulgação, visualizações e por consequência, vendas ou contratações.

 

Técnicas

Objetivos

Público Alvo

Adaptar seu conteúdo à seu público alvo

SEO – Search Engine Optimization

Melhores colocações em ferramentas de buscas

E-mail Marketing

Marketing através de emails

Redes Sociais

Realização de Marketing em suas Redes Sociais

Eventos

Participação de eventos reais e networking

Parcerias Estratégicas

Expandir sua rede de visualizações através de parcerias e networking

Landing Pages

Maior número de conversões visualização – cliente

 

Com todas estas dicas para elaboração de portfólios e divulgação de serviços, tá esperando o quê para fazer o seu portfólio digital e abusar dessas táticas de marketing digital para expandir seu público?

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