"Compare os principais serviços de mensagens grátis para conversar com seus amigos através do smartphone."
2 minutos de leitura
0
Índice
ToggleUma das funções mais exploradas por usuários de Android e de iPhone são os aplicativos de mensagens grátis disponíveis para os respectivos sistemas. No Brasil, o mais famoso entre os usuários é o WhatsApp. Mas existem outras alternativas que vem se destacando no mercado, como o LINE o Viber e o Voxer, além de apps mais tradicionais de mensagens como o Skype e o Facebook Messenger que traz o chat do Facebook para Android.
Até alguns dias atrás, o WhatsApp era pago para iPhone e grátis para Android e outros sistemas – como Windows Phone e Blackberry -cobrando apenas uma taxa anual deste último. Uma mudança foi feita, transformando o aplicativo em gratuito também para dispositivos que utilizam o iOS, mas adicionando a taxa anual de 0,99 dólares. O app permite, além de mensagens, que o usuário compartilhe vídeos e fotos e integra-se à agenda do seu dispositivo, adicionando todos os contatos automaticamente.
No Brasil o Whatsapp virou uma verdadeira febre, principalmente por integrar grupos de amigos e até mesmo turmas da faculdade, para o compartilhamento de assuntos em comum e discussões temáticas de projetos e trabalhos. Outro ponto positivo é o aviso, por meio de ícones, de quando a mensagem foi enviada e recebida pelo dispositivo do usuário.
Focando nas quatro primeiras opções, resolvemos fazer um pequeno comparativo entre as mesmas, principalmente devido ao fato do Whatsapp exigir uma taxa anual de 0,99 dólares, e que, mesmo sendo baixa, pode afastar alguns usuários. Uma das principais alternativas é o LINE, que já ocupa a primeira posição em diversos países – principalmente no oriente – devido à disponibilização de emojis grátis.
Sem taxas de uso, a versatilidade do LINE é o seu principal destaque, uma vez que o mesmo – além de ser grátis -, disponibiliza versões para Windows, Windows 8 e para Mac, permitindo enviar mensagens grátis do computador e até mesmo a realização de chamadas gratuitas entre dispositivos e computadores pessoais. Além disso, ele funciona como uma rede social, permitindo que seus usuários compartilhem seus pensamentos em uma timeline. Apesar de se integrar com a agenda, ele permite que os usuários adicionem os contatos por e-mail.
O Viber também é um dos principais concorrentes entre os mensageiros grátis, possuindo como vantagem o chat com vídeo. Recentemente, o sistema também adicionou suporte a sistemas operacionais de computadores – Windows e Mac -, facilitando o nível de interação entre os usuários. Assim como o Line, ele também disponibiliza chamadas grátis entre usuários.
Assim como os outros aplicativos, ele realiza sincronização automática com sua agenda, facilitando a integração de contatos. Um ponto negativo – e que está presente nos outros aplicativos – é possibilidade de receber e enviar mensagens de usuários desconhecidos, o que pode gerar constrangimentos para alguns.
Disponível para Android, iOS e Windows 8, o aplicativo Voxer permite transformar seu celular num Walkie Talkie. O app é do tipo Push-to-Talk, ou seja, você envia mensagens de voz em tempo real para outros usuários do serviço via internet 3G ou conexão Wi-Fi.
A integração com a agenda telefônica não é 100% confiável, colocando diversos desconhecidos em sua lista de amigos. Infelizmente, ele não está totalmente em português, algo que deve ser revisto por seus desenvolvedores, dado o crescimento constante das taxas de download do aplicativo.
Segue abaixo uma tabela com os recursos deste serviço, para ajudá-lo a descobrir qual a melhor alternativa para enviar mensagens grátis no seu dispositivo móvel – ou mesmo de seu computador. Vale lembrar de nomes mais conhecidos também estão disponíveis, como o Skype – que possui versões para PC, Android, Windows Phone, iPhone, Mac e Linux – ou o próprio Facebook Messenger – mencionado anteriormente – que se integra ao serviço de chat da rede social.
No results available
ResetSem resultados
Reset