"iPhone e iPad devem ganhar nova versão do iOS no segundo semestre"
2 minutos de leitura
0
Índice
ToggleAconteceu nesta segunda (8) o WWDC 2015, evento anual da Apple que reúne os maiores e melhores anúncios do que está por vir em matéria de hardware e software da empresa; e quem mais brilhou foi a revelação do iOS 9, nova versão do sistema operacional para iPhone e iPad que deve sair ainda no segundo semestre desse ano.
Com o beta previsto para julho, seu lançamento oficial virá recheado de novidades, reunidas a seguir para os curiosos e fãs dos produtos Apple. Confira!
Para ficar a par das funcionalidades do Google Now, a assistente Siri será melhorada com o recurso Proactive, que reconhecerá comandos de voz com mais precisão e será capaz de otimizar seu aparelho dependendo da atividade que você está desempenhando.
A ferramenta de busca interna Spotlight receberá melhorias significativas, dentre elas destaca-se o recurso de busca associada a aplicativos; assim, buscar por locais usando o Foursquare, por exemplo, poderá ser feito diretamente da busca do seu iPhone, sem necessariamente precisar abrir o app para pesquisar.
Para conter a expansão de serviços de empresas third-party, como Spotify, a Apple passará a fornecer um serviço de streaming de músicas próprio. Com planos variando entre US$ 9.99 e US$ 14,99, o serviço também será disponibilizado em aparelhos Android e Windows até o final do ano.
Juntamente com o Apple Music, também foi anunciado o programa Beats 1, um serviço de rádio online mundial, com playlists organizadas de acordo com as preferências musicais dos usuários.
Ainda sem outras informações mais especificas, ficou no ar o anúncio da reativação do Ping with Beats, um serviço para obter conteúdo extra de artistas através de conexões virtuais – como uma rede social para músicas.
De cara, deu para ver que o News é uma versão Apple do Flipboard, um aplicativo de notícias que funciona como um feed RSS bem mais visual, que funciona através de conexões com outros serviços de notícias. Sua disponibilidade inicial se limitará aos EUA, Reino Unido e Austrália.
A fim de diferenciar o iPhone do iPad, o tablet da Apple vai ganhar dois recursos exclusivos. O Primeiro, o Trackpad, vai permitir a visualização de um cursor na tela do tablet, além da adição de ícones próprios de Copiar, Colar e Cortar, quando aplicável.
O segundo vai ter duas aplicações diferente: SplitView e SlideOver. Com o SplitView, será possível abrir dois apps simultaneamente num processo multitarefa, com a possibilidade de arrastar e soltar elementos de um para outro, facilitando o compartilhamento de arquivos, textos e muito mais. O SlideOver, por sua vez, permitirá que aplicativos sejam puxados do canto da tela, permitindo visualização simultânea.
O SplitView só estará disponível a partir do iPad Air 2.
Antes apenas um mero bloco de notas, o Notes passará a aceitar links, imagens e desenhos “à mão” sobre sua interface – o que o tornará um verdadeiro editor de texto com recursos Rich Text.
Dá para ver que a Apple se empenhou bastante em melhorar seu iOS para torná-lo mais atraente, funcional e competitivo perante a ascensão da concorrência no mercado internacional. A integração de recursos de assistentes pessoais e aplicativos como o Proactive deve finalmente colocar o iPhone em pé de igualdade com aparelhos Android em matéria de recursos.
Além disso, a compatibilidade do iOS 9 será total com qualquer aparelho que suporte o iOS 8, uma boa notícia para quem tem aparelhos não tão atuais, mas que temia pela desativação do aparelho com a chegada da atualização. Vale dizer também que o novo OS deverá consumir quase 2/3 a menos da memória interna do seu aparelho (caindo de 4.6 GB para 1.8 GB).
No results available
ResetSem resultados
Reset