Fim do Winamp - Conheça alternativas para ouvir músicas no PC

"Depois de quinze anos de serviços prestados, o player da AOL já tem data marcada para ser descontinuado: 20 de dezembro de 2013."

4ae73c9
Por Italo Carvalho
22 nov, 2013

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Depois de quinze anos de serviços prestados o famoso player Winamp deixará de existir à partir do dia 20 de dezembro de 2013, quando não receberá mais atualizações. Estas são as informações da AOL, empresa que adquiriu os direitos sobre o Winamp ainda em 1999. A notícia deixa triste os milhões de usuários do software, considerado por muitos o melhor player para Windows.

A recomendação é que os usuários baixem a última versão do software até a data agendada para seu fim, uma vez que o projeto será descontinuado e, provavelmente, os links serão removidos da página oficial. Pensando nos ‘órfãos’ do Winamp, resolvemos preparar uma pequena lista, com outros players do mercado que possam suprir a ausência do programa no mercado.

5 alternativas ao Winamp

Windows Media Player

O player padrão do Windows já foi muito criticado no passado, mas tem inovado em suas últimas versões e surpreendido alguns usuários do sistema da Microsoft. Com uma ótima interface para a organização de arquivos, além de diversos plugins que integram funcionalidades ao programa, ele é a opção ideal para os usuários com grandes coleções.

windows media player

Outra função de destaque do Windows Media Player é o fato do mesmo também poder ser utilizado como player de vídeo e até mesmo como gravador de DVD, tornando-o uma verdadeira Suite Multimídia. Outra tarefa de suma importância, é a de transformar as faixas de CD’s em arquivos digitais, através de sua funcionalidade Copiar CD, para que você possa ouvir as músicas de seus artistas favoritos no computador, sem precisar colocar a mídia física.

Foobar2000

Um pouco desconhecido, o foobar2000 consegue agradar muitos usuários logo nos primeiros minutos de utilização. Extremamente leve – o arquivo de instalação possui menos de 4MB -, o software se destaca por absorver a qualidade dos arquivos ao máximo, tornando-o a opção perfeita para os que buscam maior qualidade na execução de suas músicas.

Um ponto forte do foobar2000 é a quantidade de CODECS suportados e pré-instalados no software, o que faz com que o mesmo ofereça suporte a formatos como o FLAC, colocando-o à frente de muitas outras opções no mercado. Sua interface é completamente customizável e ele conta com uma série de plugins para aprimorar a experiência do usuário, embora ele deixe a desejar na organização das músicas – que deve ser feita manualmente.

iTunes

Alguns ainda estranham mas sim, um dos maiores softwares da Apple possui uma versão para Windows. O iTunes, além de um grande player, é uma loja de mídias digitais, através da qual o usuário pode comprar faixas ou discos inteiros de seus artistas favoritos, bastando vincular um cartão de crédito à sua conta. Além de músicas, o programa também suporta arquivos de filmes e oferece opções diretas para podcasts e diversas rádios online.

Sua interface limpa e altamente intuitiva transforma o processo de utilização um tanto confortante para o usuário. Infelizmente, o iTunes se mostra um pouco pesado e não é recomendado para máquinas um pouco mais antigas, devido ao alto consumo de RAM do software. No mais, é uma ferramenta essencial para os que desejam manter cópias digitais de seus artistas favoritos.

AIMP

AIMP é a alternativa mais “visual” para os amantes do Winamp. Com interface bem similar ao software da AOL, ele possui todas as funções básicas de um player, além de permitir a aplicação de alguns efeitos – como alteração de pitch, tempo e bitrate -, embora seu destaque seja o processo de personalização, deixando o programa mais atrativo de acordo com o estilo de seus usuários.

Amarok

O Amarok é um software multiplataforma, originalmente desenvolvido para o Linux. Sua principal arma é a compatibilidade com diversos serviços de streaming, como o famoso Last.fm e nomes menores, como Magnatune e Ampache. O programa também se destaca pela sua capacidade de personalização e os diversos scripts – plugins – que a comunidade oferece.

Obrigado, Winamp

Basicamente, estas podem ser as principais opções de players de áudio disponíveis no mercado. Logicamente, existe uma infinidade de players alternativos e que surgem a cada dia, visando melhor a experiência do usuário ao ouvir suas músicas favoritas ou mesmo assistir filmes no PC. Entre outras opções, podemos reforçar o VLC – bastante conhecido no mercado – e o BSPlayer. Para Android, uma das melhores opções é o doubleTwist.

Insubstituível para muitos, é certo que o Winamp continuará instalado em diversas máquinas, embora as atualizações frequentes e funções que devem ser adicionadas aos players acima devam fazer com que, aos poucos, ele seja lembrado como um dos grandes aplicativos que fizeram a história da internet.

Comentários