"Veja vantagens e desvantagens dos dois melhores jogos de futebol da atualidade"
3 minutos de leitura
0
A cada ano, novas versões dos jogos Fifa e Pro Evolution Soccer aparecem no mercado, e a discussão sempre vem à tona: “qual é o melhor?”. Em 2015, com o lançamento do Fifa 16 e do PES 2016, não poderia ser diferente, ambos os jogos foram aprimorados graficamente e em jogabilidade para melhorar a experiência dos usuários que, com toda certeza, são os que mais ganham com essa disputa.
Dois anos atrás, quando o PES 2014 e Fifa 14 foram lançados, a franquia da Konami estava bem distante do Fifa e muitos chegaram a declarar o “fim” da série. Mas, depois do PES 2015 e do 2016, a disputa volta a ficar extremamente acirrada, com os dois principais jogos de futebol do mercado tentando explorar fatias e conquistar cada vez mais os novos jogadores e, quem sabe, “roubar” um fã ou outro do lado “inimigo”.
Abaixo, preparamos um comparativo dos dois games, em suas mais novas versões e o que cada um traz de positivo, negativo, e os diferenciais que podem fazer com que você escolha entre PES ou FIFA, sem tentar determinar qual deles é realmente o melhor.
O PES 2016 tem uma facilidade de passe mais suave, incrementada pela “corrida inteligente” de seus companheiros de time quando não estão com a bola. Além disso, apesar do jogo favorecer um pouco os atacantes, os controles de defensores foram aprimorados, permitindo que você tente tomar a bola de forma mais ríspida sem que uma falta seja marcada.
Para o Fifa, uma reclamação é comum de muitos jogadores: o jogo parece um pouco mais “lento”, forçando jogadores a tocarem bastante a bola no meio campo antes de avançar para um ataque. Isso torna o jogo mais “difícil”, mas os gols serão comemorados como verdadeiras conquistas.
Ano após o ano o Fifa se destaca nesta área por possuir as licenças dos principais clubes do mundo, enquanto o Fifa tem que se contentar com nomes genéricos como “London FC” e “Merseyside Red” para os times Chelsea e Liverpool, por exemplo. A vantagem para o PES são as licenças da Champions League e da Euro 2016, o que coloca os times e seleções participantes das duas competições com suas logos e nomes oficiais – ou seja, você pode jogar com o Manchester United sem medo. Infelizmente, a maioria dos times do PES está desatualizado, mas é algo que deve ser corrigido nas atualizações que devem surgir nos próximos meses.
Para os brasileiros, o PES leva vantagem por possuir licenças dos 20 times da primeira divisão, incluindo alguns estádios brasileiros. Embora para muitos isso seja irrelevante, ainda há aqueles saudosistas que preferem jogar com seu time de coração e os dois times de maior torcida do Brasil – Corinthians e Flamengo – são exclusividade do PES.
O Fifa também possui cantos oficiais das torcidas, e uma narração mais realista, e alguns recursos especiais que aumentam a realidade do game – como a tecnologia na linha do gol para saber se a bola entrou e o famoso spray para marcar o lugar da bola e da barreira em cobranças de faltas.
As críticas para o PES estão nos detalhes. A textura de cabelo e da grama são inferiores ao do rival, e, por mais irônico que possa parecer, quem jogou o PES 2016 diz que é mais fácil reconhecer jogadores de longe do que quando aparecem no túnel para entrar no campo. Já o FIFA 16, como tem sido nos últimos anos, se destaca na parte gráfica em todos os quesitos, desde o contexto geral até os mínimos detalhes.
O Fifa 16 tem duas grandes novidades. A primeira é que, pela primeira vez, um jogo de futebol abre espaço para o futebol feminino. São 12 seleções femininas que podem disputar um torneio não oficial no game da EA. Além disso, foi incluído o modo “Draft” no Fifa Ultimate Team e torneios “pré-temporada” no modo carreira.
As mudanças no PES são mais na parte gráfica e de jogabilidade, incluindo um sistema de colisão aprimorado, que melhora experiência dos jogadores no game.
O PES aprimorou a “Master League”, principal modo de jogo da franquia, no qual você assume um time e deve leva-lo à glória temporada após temporada, comprando e vendendo jogadores e desenvolvendo novas formações táticas para melhor desempenho da equipe. Além da ML, existe o myClub, que se assemelha ao Ultimate Team do Fifa 16, mas sem todo o brilho do jogo da EA.
Por falar em Ultimate Team, este talvez seja um dos principais motivos por fãs da série FIFA escolherem o game ano após ano. Infelizmente, na versão 16, apesar da inclusão de recursos citados anteriormente, o Fifa UT continua apenas “mais do mesmo”, o que não pode colocá-lo como carro-chefe para o game este ano.
Agora a decisão é sua! Lembrando que, tanto nos consoles como no PC, é possível baixar as versões demo do PES 2016 e do FIFA 16 e testá-los antes de escolher qual vai comprar.
Sem resultados
Reset