Entenda os formatos Blu-Ray e HD-DVD

"Entenda quais as características e diferenças dos dois formatos de mídia que disputavam a sucessão do DVD, O HD-DVD e o blu-ray. E o que esperar da tecnologia Blu-ray."

4ae73c9
Por Zeo Strauch
21 fev, 2008

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Dia 19 de Fevereiro de 2008 teve fim a guerra entre os formatos Blu-Ray e HD-DVD para a sucessão do DVD, quando a Toshiba abandonou oficialmente a tecnologia HD-DVD. O sucessor oficial do DVD é o formato Blu-Ray, da Sony. Mas afinal de contas, o que são esse Blu-Ray e esse HD-DVD, quais as semelhanças e diferenças de cada um?

Bom, para começar vou falar porque surgiu a necessidade de um novo formato de mídia logo quando o DVD se firma como formato padrão. Na verdade isso é uma demanda do próprio mercado, com o advento da TV digital de alta definição (HDTV), e não será uma mudança tão rápida de formato, afinal são tecnologias ainda caras. A TV de alta definição trabalha com resoluções altas, tipo 1920×1080, para se ter uma noção duas horas de filme nesse formato exigiria 22 GB de espaço em uma mídia, e mesmo o formato mais turbinado de DVD (DVD-18, que possui dois lados e duas camadas) suporta “apenas” 17 GB, insuficiente para a demanda.

Foi ai que surgiram esses dois novos formatos, que nada mais são do que DVDs, com o mesmo tamanho dos atuais DVDs e CDs (12cm de diâmetro), porém com maior capacidade de armazenamento. O que torna possível armazenar mais dados nesses discos é uma tecnologia óptica diferente. Enquanto o atual sistema de DVD utiliza um laser vermelho para gravar e ler nos discos, o HD DVD e o Blu-ray utilizam um laser azul-ultravioleta, que possui comprimento de onda menor que o anterior, permitindo uma maior densidade de gravação.

Para gravar nos discos, um laser azul-ultravioleta de alta potência é utilizado para queimar buracos (pits) na superfície. As áreas não queimadas são chamadas de land. Na leitura o que incide sobre a superfície do disco é um laser azul-ultravioleta de menor intensidade, o modo de interpretação do bit óptico (os pits[sulcos] e land[áreas lisas] dos discos) é diferente do bit de dados utilizado no PC, a conversão de bits óticos para bits de dados é feita através de um processo conhecido como modulação. Na tecnologia HD-DVD é usado o esquema de modulação ETM (Eight to Twelve Modulation, ou em português: Modulação de Doze para Oito), que converte cada grupo de oito bits (um byte) em 12 bits ópticos. Já a tecnologia Blu-Ray utiliza o esquema de modulação chamado 17PP que converte um número variável de bits ópticos em bits de dados com base em regras definidas pelo algoritmo de modulação.

Os CDs e DVDs são gravados em uma trilha em forma espiral que vai do centro para a borda do disco, quanto menor a distância entre as trilhas mais dados podem ser gravados no disco. Este é o mesmo processo utilizado no Blu-ray e no HD DVD. No Blu-Ray a distância entre as trilhas é de 0,32 µm, e no concorrente é de 0,40 µm. Em um disco Blu-Ray cada pit (ou sulco) mede 0,13 µm, enquanto que nos discos HD-DVD cada pit mede 0,20 µm.

Aqui já começamos a notar as diferenças nas duas tecnologias, mas as diferenças não param por ai. Os discos Blu-Ray são mais frágeis em relação à raladura que o HD DVD, essa característica se deve justamente ao que mais diferencia os dois, a capacidade de armazenamento. A camada de gravação no blu-ray está a apenas 0,1 mm da camada protetora, isso para permitir que us sulcos (pit) utilizados sejam menores, aumentando a densidade de armazenamento. A propósito, a distância entre a área de gravação e a camada protetora no HD DVD é de 0,6 mm.

Alguns discos Blu-ray vêem acondicionados dentro de cartuchos, para evitar danos físicos, tamanha é a fragilidade dos mesmos. Mas sendo eles tão frágeis, e o HD DVD tão mais resistente, por que o mais seguro perdeu a disputa? Bom, entre outros fatores, que citarei no final, a capacidade de armazenamento foi decisiva para este desfecho, um Blu-Ray de única camada armazena até 25 GB contra 15 GB do HD DVD, e Blu-ray de camada dupla chega a armazenar incríveis 54 GB, contra 30 GB do HD DVD dupla camada.
852 hd dvd disc 30gb dHQht1C
O abandono oficial do projeto HD DVD ocorreu após o anuncio feito pelos estúdios Warner, que são os maiores vendedores de DVDs dos Estados unidos, de que só usariam o Blu-ray, após isto outras empresas do ramo do entretenimento como 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, Disney e Lionsgate também aderiram de modo exclusivo ao formato da Sony.

“Sem o apoio dos distribuidores de filme, os leitores de DVD não são mais que uma caixa vazia”, explica Yuichi Ishida, analista da Mizuho Investors Securities.

Outro ponto a favor da Sony foi certamente a adoção do Blu-ray em seu novo videogame, o PlayStation 3.

E assim chega ao fim a disputa de aproximadamente 6 anos (a tecnologia blu-ray foi desenvolvida em fevereiro de 2002 por um consórcio de empresas lideradas pela Sony), o formato HD DVD foi criado pela Toshiba e NEC, e o Blu-ray foi desenvolvido com apóio da Panasonic e Sharp.

Categorias

Comentários