Empresa de segurança dá dicas para proteger seus dados na internet

"No Dia Mundial da Internet Segura, a ESET, empresa de segurança digital, dá dicas para você proteger seus dados"

4ae73c9
Por Filipi Cloud
09 fev, 2015

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

No dia 10 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day, ou SID, em inglês). Para comemorar essa data, a ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação – preparou uma lista de boas práticas voltadas a ajudar os internautas a reduzir os riscos de malwares e ataques virtuais.

 “A celebração do Dia Mundial da Internet Segura representa um bom momento para as pessoas repensarem práticas e comportamentos que podem minimizar os riscos, cada vez maiores, associados à navegação na internet”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil. “A ESET acredita que a educação dos internautas em relação ao tema, somada ao uso de ferramentas adequadas, é a forma mais eficiente de diminuir o cibercrime”, complementa. 

Para ajudar os internautas, a ESET preparou uma lista com dez dicas de como aumentar a segurança durante a navegação na internet: 

1 – Tenha uma solução de segurança proativa instalada e atualizada

Sempre acesse a internet de equipamentos – computadores ou dispositivos móveis – que tenham uma solução de segurança proativa instalada e atualizada, com o intuito de bloquear ameaças virtuais que já tenham sido identificadas.

2 – Cuidado com ofertas tentadoras na internet

Suspeite de ofertas muito tentadoras na internet, em especial, aquelas que exigem o preenchimento de um cadastro com dados pessoais e bancários. Os cibercriminosos utilizam falsas ofertas tentadoras – como ganhar um tablet – para coletar informações pessoais das vítimas e usá-las em atividades criminosas.

3 – Nas redes sociais, não aceite estranhos e cuidado ao clicar em links no Twitter e Facebook

Aceitar todas as solicitações de amizade nas redes sociais pode parecer uma boa ideia. No entanto, isso você pode representar um risco, na medida em que pessoas não confiáveis podem ter acesso a informações sobre sua vida pessoal e, assim, praticar golpes e crimes.

Histórias curiosas e engraçadas circulam muito rapidamente e são perfeitas para que os cibercriminosos as usem para enganar internautas desavisados. Assim, caso receba uma notícia ou uma informação muito interessante pelo Twitter e Facebook, tome cuidado antes de clicar no link. O melhor é buscar a notícia pelo navegador tradicional e encontrar uma fonte confiável para lê-la.

4 – Mantenha os sistemas e aplicativos atualizados

Apesar de a atualização de sistemas exigir tempo e paciência dos usuários, representa uma medida necessária para evitar problemas de segurança. Uma forma de garantir isso é configurar o computador para que ele faça as atualizações automáticas do sistema operacional, bem como garantir que o browser e os aplicativos sejam regularmente atualizados. 

5 – Quando for realizar operações arriscadas, prefira usar o computador

De forma geral, a proteção nativa do computador já oferece segurança para transações online críticas, como acessar o home banking. Já nos browsers de smartphones e tablets, normalmente, fica mais difícil identificar a segurança da página online.

6 – Tome cuidado redobrado com as senhas

Limpe o histórico do browser e use um gerenciador de senhas. Aliás, é importante que o internauta utilize sempre senhas fortes – que contenham letras, números e caracteres – e as mude com frequência. Evite também usar a mesma senha para todos os serviços online.

7 – Configure a dupla autenticação em todos os serviços, quando disponíveis

Autenticação dupla é o sistema que complementa os serviços de autenticação tradicionais. Em outras palavras, além de exigir um nome de usuário e senha, solicita a entrada de um segundo fator de autentificação, como um código de segurança. Geralmente, esse código é gerado em um dispositivo do usuário, tais como celular ou token, o qual a pessoa deve submeter para validar o sistema.

8 – Criptografe informações confidenciais

Através da criptografia protegemos fotos, vídeos, mensagens de texto, bate-papos, documentos, contatos e muito mais. É cada vez maior a quantidade de informações que armazenamos em nossos dispositivos, elas também são cada vez mais sensíveis. Portanto, tornou-se uma tarefa indispensável proteger esses dados contra vários os riscos que existem.

9 – Configure todos os dispositivos móveis com segurança

Devido ao aumento de ameaças para celulares, tablets e qualquer outro dispositivo móvel conectado à internet, é preciso tomar as precauções necessárias para se proteger.

10 – Proteja as crianças durante a navegação na internet

Estabelecer um diálogo com seus filhos irá permitir que conheçam e estejam cientes do que pode acontecer quando estão online.

Para mais informações, acesse o site www.eset.com.br, o blog https://blogs.eset.com.br/laboratorio/, ou acompanhe a ESET nas redes sociais: https://www.facebook.com/EsetBrasil e https://twitter.com/eset_brasil.

Categorias

Comentários