2 minutos de leitura
"Veja algumas ações que podem ajudar a diminuir o consumo de memória do navegador do Google"
Já faz um tempo que o Google Chrome ultrapassou o Internet Explorer e se tornou o navegador mais utilizado do mundo. Infelizmente, o navegador peca por consumir muita memória do PC, tornando a navegação um tanto lenta e quase impraticável em computadores mais “modestos”. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar o navegador a consumir menos memória.
Você começa a abrir alguns links e quando percebe existem trinta abas abertas no navegador. Como o Chrome lida com cada aba como um processo separado, isso acaba utilizando mais memória. Então, não custa nada fechar aquelas abas que só estão fazendo volume, não?
Outras ferramentas que consomem bastante memória são as extensões do Chrome. Fique atento com aquelas que você não usa com frequência – principalmente extensões que funcionam apenas com sites específicos – e procure deixá-las desativadas. Acesse as configurações do navegador e escolha as que deseja “excluir” do navegador na área “Extensões”.
Uma das operações padrão da maioria dos navegadores atuais é salvar certos conteúdos em cache, para que eles não precisem ser carregados sempre que você acessa uma determinada página. O problema é que, ao “resgatar” esses arquivos, o uso de memória do Chrome aumenta, então é importante limpar o cache do Chrome regularmente.
Embora personalizar o navegador seja algo muito interessante, a utilização de temas pode sobrecarregar o uso de memória do seu PC, então desativá-los pode ajudar na velocidade. Acesse a área “Temas”, dentro de “Configurações”.
Outra opção viável e que evita ações manuais para algumas das dicas anteriores é restaurar as configurações originais do Chrome. Para isso, acesse a opção Configurações e escolha “Configurações Avançadas”. Clique no botão “Redefinir configurações” para que o navegador fique “como novo”.
Brincadeiras à parte, alguns usuários têm preferido esta opção, principalmente depois que o Chrome deixou de suportar plug-ins como o Unity – responsável por alguns jogos online que encontramos no mercado. Entre as alternativas, o Firefox é o mais procurado, mas navegadores com o Opera também aparecem como bons candidatos.
Ainda este ano, a Microsoft lançará o “Edge”, navegador padrão do Windows 10 que surge como sucessor do Internet Explorer (oficialmente descontinuado pela empresa). A tentativa é de tornar o Edge um navegador competitivo e com recursos avançados para voltar a destacar a Microsoft nesse mercado.
No results available
ResetSem resultados
Reset