Dicas Para Redes Sociais E A Sua Vida Virtual

"Uma Série De Pequenas Dicas Que Podem Garantir Tranqüilidade Na Sua Vida Virtual Na Internet."

4ae73c9
Por Wilson Nantes Rodrigues
11 jul, 2009

7 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Dois fatores são importantes em se tratando da sua Vida na web e Redes Sociais, que são a Organização e a sua Personalidade. Você pode ficar completamente perdido se não organizar suas redes e, com certeza, conseguir um monte de problemas também. Por exemplo, eu conheço alguém que participa de uma comunidade e me disse recentemente que alguém, que eles não sabem quem é, esta conseguindo enviar mensagens dentro do famoso Orkut como se fosse outra pessoa, e com isso, está difamando e causando seríssimos problemas para terceiros… E isso é só um exemplo básico do que pode acontecer se você não for muito cuidadoso, organizado, seletivo e cauteloso na hora de se cadastrar e na forma como utiliza redes sociais hoje em dia. A idéia é muito boa porém, tudo o que é usado indiscriminadamente pode ser deturpado e com isso a coleção de problemas e dificuldades fica enorme.

Por isso, estamos juntando aqui uma série de pequenas dicas que podem parecer insignificantes mas, se utilizadas de forma correta, vão te dar mais tranqüilidade na internet. Vamos a elas…

Defina Um Objetivo E Um Público Alvo

Em cada rede social onde você compartilha seus dados, é muito importante saber Quais são os seus objetivos e o seu público alvo. Afinal, você estará compartilhando dados pessoais e íntimos, fotos pessoais ou profissionais e muitas outras informações. Existem centenas de redes sociais hoje em dia e a maioria tem como foco principal a diversão e compartilhamento de dados. Mas, existem muitas delas que são voltadas especificamente para profissionais liberais ou ainda grupos e empresas que compartilham os interesses comerciais.

Portanto, quando se cadastrar em uma destas redes, defina de maneira bem clara estes itens .:

  1. Que tipo de dados vai compartilhar
  2. Se vai usar informações pessoais e profissionais na mesma rede ou não
  3. Se utilizará esta rede apenas para assuntos pessoais, familiares ou profissionais
  4. Se vai deixar configurado para que qualquer pessoa veja seus dados ou não
  5. Se qualquer pessoa pode te adicionar ou se precisam de uma aprovação sua para isso
  6. Qual a freqüência de acessos você terá

Um bom exemplo disso é o Twitter. Use várias contas e com isso poderá definir um bom nível de privacidade para esta rede. Uma boa forma de fazer isso é criando pelo menos 3 contas separadas distintamente entre Amigos, Família e Profissional. Se você possui algum site profissional ou blog, pode criar também uma conta especifica para compartilhar com os seus leitores e parceiros.

Separe Fotos Pessoais E Públicas

Use dois ou mais sites de compartilhamento para diferentes tipos de fotos. Por exemplo, para compartilhar fotos pessoais você pode utilizar o Picasa, para fotos de amigos o Facebook, para fotos em geral use o Flickr e finalmente, para fotos profissionais ou para utilizar no seu site, eu sugiro o Tinypic. Este é um procedimento muito adequado porque todas as redes sociais mudam constantemente as suas politicas de privacidade e configurações regularmente. E você não gostaria de correr o risco de ter as suas fotos ou imagens expostas indiscretamente ou até mesmo apagadas sem qualquer aviso.

Use Senhas Seguras E Diferentes

Quando se utiliza várias redes sociais ao mesmo tempo, um procedimento muito adequado é utilizar sempre senhas muito seguras e diferentes para cada rede. Não utilize nunca a mesma senha para mais de uma rede. Afinal, se de alguma forma alguém conseguir roubar sua senha, essa pessoa terá acesso a toda a sua vida social virtual. Você consegue imaginar o estrago que isso poderia te causar ?¿ Pensando Dessa forma, este procedimento se aplica também para as suas contas de e-mail e em qualquer outro tipo de acesso que exija senha…

Se você tiver dificuldade de memorizar o carretel de senhas e nomes de acessos que possui, existem programas que pode te dar uma forcinha armazenando de forma segura uma grande quantidade de informações de login e senha. Os indicados para esta tarefa são o KeePass e o LastPass, que se integram à maioria dos navegadores. É claro que manter uma única senha para todos os seus acessos é algo que tem a vantagem da facilidade pois você não precisaria ficar lembrando de cada senha para cada rede mas, o risco é muito grande e acredito que concordamos que não vale a pena.

Use Um Gravatar

Use um avatar que apareça bem em vários formatos ( 64×64, 128×128 ). Usar um gravatar te ajuda manter o mesmo avatar em vários locais de maneira consistente. Além disso, um bom gravatar ajuda definitivamente na definição de sua personalidade e identificação visual nos vários perfis que possuir, permitindo que as pessoas o reconheçam instantaneamente. Não faz idéia de como conseguir um Gravatar ?¿ É muito simples. Acesse o site Gravatar.com, cadastre-se gratuitamente, envie a imagem que deseja utilizar e Pronto !!! É só isso…

Lembre-se, que o seu Gravatar esta diretamente ligado ao e-mail que utilizar no cadastro. Portanto, se você deseja utilizar e-mails diferentes para redes diferentes, precisara cadastrar os e-mails adicionais no gravatar, e com isso, você pode também enviar imagens diferentes e associa-las a cada e-mail. Com isso você pode ter um avatar diferente para cada rede social se desejar.

Seja Único Ao Escolher Um Nikname

Faça isso para que as pessoas te identifiquem de forma clara e definitiva. Você não vai querer ser confundido com outra pessoa por causa de homônimos. Isso pode dificultar a sua localização ou ainda acabar com a sua reputação. Para ajudar na hora de escolher um bom nome de login, existem sites que fazem pesquisas nas principais redes sociais da atualidade e te mostram a disponibilidade ou não do nome que você escolheu em cada uma. A não ser que você deseje ser conhecido apenas por um único nickname, Mantenha nomes diferentes para redes diferentes e com objetivos distintos. Por exemplo, o nick que você escolher para usar em uma rede de compartilhamento de imagens ou conteúdo duvidosos, pode não ser adequado para utilizar em uma rede relacionada ao seu trabalho. Existem vários sites que fazem esta pesquisa, e aqui estão alguns exemplos .: Knowem, Namechk e Usernamecheck

Aprenda A Rejeitar E Ser Rejeitado

Aprenda a rejeitar pedidos de amizade. Algumas pessoas têm uma dificuldade em dizer não mas, se você aceitar cada pedido de amizade que receber, pode acabar sentindo como se abrisse as portas da sua casa e agora tem um bando de estranhos acampados na sua sala, assistindo – e comentando – tudo o que você faz e diz. Além disso, essas pessoas podem ter acesso aos seus amigos e conhecidos de verdade e acabar causando a eles o mesmo desconforto. É claro que isso incorre no risco de que você também será rejeitado algumas vezes. Portanto esteja preparado para as duas situações. Rejeitar um pedido de amizade virtual em uma rede social pode ter consequências na vida real. Eu sei porque já passei por isso. Você poderá ofender ou magoar alguém próximo ao fazer isso. Portanto, pense muito bem antes de tomar tal decisão.

Não Minta – Omitir É Diferente De Mentir

Criar um personagem e montar uma falsa história de vida ou aventuras em cima disso para tentar parecer mais interessante e agradável, só tem um único resultado, NÃO VAI FUNCIONAR !!! Por mais que você pense esta longe das pessoas que vão segui-lo virtualmente, saiba que de uma forma ou de outra, você vai acabar entrando em contradição e se entregando. E isso, é suicídio virtual, Pode ter certeza disso. Se você quer ter credibilidade, personalidade, fazer amizades sinceras, negócios lucrativos ou parcerias firmes e realmente úteis, NÃO MINTA !!! Omitir é Diferente de Mentir e Você, assim como todos os outros, tem o pleno direito de não divulgar informações pessoais ou profissionais se desejar. Portanto, escolha não divulgar informações ao invés deturpa-las ou inventa-las.

Educação É Muito Bom E Não Faz Mal A Ninguém

Seja no mundo real ou no virtual, educação e respeito são produtos que sempre abrem portas para boas amizades, bons negócios e tudo de bom. Mas, Infelizmente estes itens se tornaram moscas brancas, coisas raras de se encontrar. Na vida real o que mais se vê são pessoas grosseiras e mau educadas que te atendem ou são atendidas por você, e isso é muito evidente no mundo virtual. Principalmente em redes sociais e eu acredito que isso acontece porque algumas pessoas confundem o espaço público, com algo que pode ser utilizado desleixadamente e sem educação alguma. E isso é um terrível engano pois, da mesma forma que se deseja ser bem tradado, deve-se tratar bem aos outros. Isso pode parecer uma enorme bobagem, mas não é. Além de que é muito bom tratar e ser tratado com educação em qualquer lugar, isso não custa nada a ninguém. E para quem não sabia, a internet,  seja em redes sociais, e-mails, sites, blogs, e-commerce e etc possui também um código de etiquetas. Conhecido como Netiquetas, ele é um conjunto de boas maneiras para lidar com as pessoas no mundo virtual, e se você observar com atenção, notará que essas dicas não são nenhum bicho de sete cabeças e podem – ou deveriam – ser praticadas por todos e em todos os lugares da internet. Veja algumas dicas .:

  • Antes de enviar um e-mail, fazer algum comentário em um blog, deixar algum recado em alguma rede social, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse da pessoa ou grupo a quem esta direcionando a sua atenção.
  • Procure refletir antes de repassar coisas suspeitas, tais como: boatos, lendas urbanas, correntes, recados comunitários e outras coisas… Na dúvida, não envie.
  • Respeite o propósito e o formato das comunidades das quais você faz parte
  • Não use listas de mala direta ou particulares de amigos ou de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais
  • Se decidir fazer marketing de sua empresa, blog, site ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim
  • Evite a negatividade, especialmente com sentimentos e qualquer coisa pessoal de terceiros
  • Somente indique aos seus amigos pessoas a quem você realmente conhece e sabe que não destoam do pensamento comum ao grupo
  • Evite comentários inapropriados
  • Seja seletivo quanto a onde deixar comentários, levando sempre em conta que estes comentários serão públicos e por isso mantenha um nível de respeito e educação
  • Revise atentamente o seu perfil e configure-o de forma a sempre cumprir com as regras da comunidade onde esta participando
  • Se fizer algo inadequado, repare-se imediatamente para diminuir ao máximo os possíveis mau entendidos causados por este engano e minimizar os seus danos
  • Não deixe que o comportamento inadequado de terceiros afete direta ou indiretamente o seu
  • Utilize sempre uma linguagem clara e direta. Evite gírias e palavreado confuso
  • Se não tem algo bom a dizer ou a acrescentar, é melhor não falar nada…
Não Seja Um Mala Sem Alça

Então você conhece o primo do irmão do conhecido de um cara que é vizinho de alguém que faz parte do meu quadro de amizades ?¿ Bem, isso não quer dizer necessariamente que eu tenho a obrigação de te adicionar ou aceitar o seu convite de amizade. Da mesma forma, mesmo que eu esteja muito interessado em fazer contato com uma pessoa ou grupo em alguma rede social, não posso exigir que eles me adicionem ou me aceitem somente porque eu acho que vão gostar de mim. Se existe alguém em comum nas listas de contatos e amigos, fale primeiro com essa pessoa. Verifique o verdadeiro nível de contato ou amizade entre este amigo em comum e a pessoa ou grupo em quem você esta interessado. E caso a pessoa em questão tiver uma opinião relevante para o seu alvo, então basta pedir gentilmente que este amigo lhes apresente. Afinal, Não custa você fazer isso de maneira correta, e não custará nada ao seu amigo em comum aproximar vocês…

Direitos Autorais São Bons Para Todos

É muito bom quando se encontra em um site, blog ou rede social alguma matéria, post, dica ou arquivo interessante. E o mais interessante é que na maioria dos casos você pode copiar, reproduzir ou simplesmente divulgar o este conteúdo com extrema facilidade e sem problema algum. A única coisa que você deve fazer neste caso para evitar problemas e manter a dignidade e o respeito, tanto os seus quanto os do legitimo autor, é informar a verdadeira origem e manter os links originais do autor deste trabalho. Não há nada de errado em reproduzir uma matéria de terceiros, desde que você acrescente algo de útil a ela ou melhore o seu conteúdo e principalmente mantenha os devidos méritos de quem a produziu originalmente. E isso serve para redes sociais e tudo em geral. Eh mesmo utilizo várias matérias de parceiros, muitas são originalmente escritas em inglês e eu as traduzo e adapto para a nossa realidade mas mantenho sempre o link da matéria original. Desta forma também fico orgulhoso quando vejo algum trabalho meu sendo reproduzido por alguém que tenha o mesmo cuidado. Você pode conferir isso na clicando no menu superior do blog KTecNet® no item “Sobre” onde descrevo isso no trecho onde falo sobre Plágio e Ética na internet.

Compartilhe O Que For Bom E Útil

Sempre pensando na Ética e nos direitos de autoria, como foi citado no item anterior, se você encontrou algo que pode melhorar o grupo, acrescentar algo de bom ou útil a todos os que participam da sua rede social, Compartilhe !!! Afinal, um dos principais objetivos das redes sociais é exatamente esse, compartilhar informações úteis, amizade, dicas, conhecimento, matérias, sites, blogs, humor e muitas outras coisas.

CONCLUINDO !!!

Use estas redes sociais, seja quais forem as que você escolheu para participar, de forma adequada, ética e com respeito. Isso pode ser agradável para você e principalmente para aqueles que estão te seguindo. E com certeza, agir de maneira correta só poderá ampliar a sua lista de amigos e redes, trazendo confiabilidade e potencial para a sua vida virtual.

Categorias

Comentários